Guia passo a passo para comprar o primeiro carro

Publicado em: 27/03/2018
Guia passo a passo para comprar o primeiro carro

Comprar um carro é poder ter a liberdade de se locomover com conforto e comodidade. Mas o que é preciso levar em consideração na hora de comprar o primeiro carro? Para o consultor automotivo, Leandro Mattera, o planejamento para a aquisição de um veículo deve passar, cronologicamente, por cinco etapas essenciais. Confira quais são elas:

Entender as próprias necessidades: alguns critérios precisam ser avaliados, como a quantidade de pessoas a serem transportadas, condições das vias de rodagem (estrada, terra ou cidade), quais atributos são indispensáveis (conforto, porta-malas, tecnologia, entre outros). Esse tipo de avaliação poderá ajudar na hora de escolher modelo, marca ou versão diante dos inúmeros disponíveis no mercado.

Checar o histórico do veículo: todas as qualidades do veículo precisam ser levadas em consideração. Fique atento ao histórico de manutenção, confiabilidade da marca, durabilidade do carro, entre outros. Para o especialista, os carros que possuem projeto global, tendem a apresentar um padrão de qualidade mais alto e maior disponibilidade de peças.

Analisar segurança: o sucesso de uma compra não é reflexo apenas da economia ou das aparências. É importante priorizar também, os dispositivos para a sua segurança, como controle de estabilidade, airbags frontais e laterais, entre outros. No caso dos usados, essa preocupação deve ser ainda maior. Para Mattera, pesquisar a nota do veículo nos testes de impacto ou colisão ajuda a definir se o carro está ou não dentro dos parâmetros de segurança adequados.

Planejar as finanças: esse é um ponto importante e de maior influência na compra de um carro. Além dos gastos de aquisição, é preciso desembolsar outros valores para as despesas / custos que o veículo traz, como IPVA, seguro, manutenção, combustível, entre outros. Reservas de emergência são importantes para algum imprevisto. De acordo com o consultor, muitas pessoas compram carro e não fazem um bom fluxo de caixa. Não há nada melhor do que papel e caneta para montar esse processo.

Escutar o emocional: não menos importante, escutar o lado emocional e atender os gostos também faz parte das etapas na hora de comprar o primeiro carro. Isso é claro, depois de priorizar as etapas principais. Esse passo a passo ajuda a evitar um possível arrependimento ou ainda, uma compra mal planejada.

Economia consórcio

Como comprar o primeiro carro?

Você já acompanhou um passo a passo importante para planejar a compra de um carro. Mas já pensou em como adquirir o modelo desejado? Se o assunto é crédito, seja qual for a sua necessidade ou desejo, comprar o primeiro carro pode ser mais fácil e sem burocracia com a ajuda do sistema de consórcios.

Sem parcelas intermediárias ou juros, pelo consórcio de automóveis é possível programar em médio ou longo prazo, a compra do veículo que sempre desejou. A flexibilidade não está apenas na hora de comprar. Você também pode escolher um plano de acordo com a sua necessidade e disponibilidade financeira. Para isso, simular a sua compra online é uma alternativa interessante e bastante prática.

Veja como é simples e rápido simular online, a compra de um consórcio de carro:

- Escolha o plano desejado por crédito ou parcela. É possível utilizar a ferramenta de simulador de consórcios disponível no portal Consórcio de Automóveis para analisar de maneira rápida, todas as alternativas disponíveis;
- Selecione com a barra do simulador, o valor do bem que deseja comprar;
- Pronto! Agora, é só preencher os campos em branco e conferir todos os planos disponíveis!

Se desejar obter mais informações ou esclarecer dúvidas, solicite uma ligação ou agende uma visita. Após simular a sua compra, é importante verificar se a administradora do seu consórcio é fiscalizada e autorizada pelo Banco Central para assegurar todos os direitos e deveres.

Como funciona o consórcio para comprar o primeiro carro?

O sistema de consórcios funciona da mesma forma para todos os bens ou necessidades. Portanto, é possível contar com parcelamento integral, ausência de juros, poder de compra à vista e possibilidade de ofertar lance para não depender somente da sorte durante as assembleias.

Funciona ainda, como um autofinanciamento, ou seja, o próprio consorciado paga mensalmente, um valor diluído / correspondente ao bem e acordado com a administradora. Por isso, não há empréstimo, consequentemente, não há juros. No consórcio, existe a taxa de administração, que diluída durante todo o plano, não sobrecarrega o orçamento. É um meio interessante e acessível para quem não consegue poupar por conta própria.

Com os pagamentos em dia, todos os consorciados ativos concorrem em absoluta igualdade, independentemente das prestações pagas. A qualquer momento, a sua cota de consórcio pode ser contemplada por sorteio. Se a necessidade aumentar, a oferta de lance é permitida.
Confira outras vantagens para comprar o primeiro carro e simule uma ou mais vezes até encontrar o plano de consórcio ideal!

Fonte: Estadão - Jornal do Carro

Veja mais notícias