Financiamento ou Consórcio: o que é melhor para você comprar seu carro?

Publicado em: 21/03/2018
Financiamento ou Consórcio: o que é melhor para você comprar seu carro?

Comprar um carro está no topo da lista de sonhos de consumo do brasileiro. Antes era sonho e hoje uma realidade! É que a venda de veículos novos e usados no Brasil apresenta crescimento a cada ano segundo os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores.

Quem movimenta o atual mercado automotivo brasileiro são as pessoas com idade entre 35 e 59 anos, o que representam 37% dos compradores. Os jovens entre 18 e 24 anos estão em segundo lugar no ranking, atuando com 29% do mercado.
 
Entre os modelos escolhidos, o carro popular é o mais comprado pelos brasileiros, representando 44% das vendas. Em seguida vem o automóvel de luxo com 39% do mercado e, por último na lista dos preferidos, está o compacto com 17% de representatividade.
 
Além disso, um dos perfis mais atuantes de consumidores é o familiar, por isso, automóveis com maior espaço interno são muito procurados para garantir a comodidade e o conforto de todos os membros da família. Carros com motor 1.8 e 2.0 também estão entre as principais escolhas.

Comprar um carro

Todo esse crescimento no mercado automotivo durante os últimos anos é resultado das facilidades de compra que existem hoje em dia, deixando o consumidor cada vez mais perto da realização dos seus desejos. Todos sabem que a melhor maneira de adquirir um bem é comprar à vista. No entanto, também sabemos que essa é uma condição não usual do brasileiro, pois geralmente, seu orçamento é dividido em muitas outras aquisições como alimentação, vestuário, escolha, faculdade, convênio médico, etc. Por isso que é comum contar com o parcelamento para comprar um carro, assim uma parte de seu orçamento é destinado à aquisição do bem sem prejudicar os demais compromissos.

Pois bem, o consumidor optou pelo parcelamento na hora de comprar seu tão sonhado automóvel, mas nesse instante outra dúvida se forma:
Financiamento ou Consórcio: o que é melhor para você comprar seu carro?

Uma coisa é certa na hora de comprar parcelado: as parcelas não podem prejudicar as demais responsabilidades do consumidor. Para isso, uma palavra define a solução: planejamento!

Sim, com planejamento é possível comprar seu automóvel, sem passar necessidades, deixar de cumprir outras pendências e o que pode ser pior: endividar-se. Por isso, na hora de escolher a modalidade de compra parcelada é preciso compará-las, conhecer suas vantagens e desvantagens e optar pela qual melhor se encaixar ao seu perfil!

O financiamento pode ser a primeira palavra que vem à cabeça quando pensamos em financiamento. Porém, o consórcio a cada dia ganha espaço nesse mercado e hoje é considerado a forma mais econômica, segura e vantajosa na hora de adquirir um bem!
Vamos saber um pouco mais de cada modalidade?

Financiamento

A comprar do automóvel pelo financiamento é a mais popular, no entanto, é a modalidade que mais requer esforços do consumidor, pois, além de arcar com as parcelas, ele precisa dar uma generosa entrada, que varia de 30 a 60% do valor do bem.

O financiamento é realizado através de bancos mediante aprovação de crédito e o número de parcelas variam a cada caso.

Vantagens do financiamento: quem financia um automóvel pode retirar o mesmo no ato da adesão, pagando as parcelas mensais a partir daí (lembrando que para isso, um valor de entrada já deverá ter sido pago).

Desvantagens do financiamento: ao optar por essa modalidade, o consumidor precisa estar ciente de que as instituições financeiras fazem uma análise de credito bem criteriosa para sua aprovação. Por isso, muitas pessoas não conseguem dar andamento ao sonho da compra do bem.

Outra barreira imposta pelo financiamento e que pode dificultar para o consumidor é a necessidade de um valor de entrada, que pode chegar até 60% do valor do automóvel. Além disso, todos os bens financiados têm incidência de juros nas parcelas, com taxas mensais e, ainda IOF, incidido sobre o valor do bem. Dessa forma, o valor da parcela aumenta consideravelmente, com até 70% a mais.
O prazo oferecido pelo financiamento geralmente é menor, fazendo que as parcelas são sejam acessíveis, atrapalhando assim, a disciplina de muitos consumidores cm seus demais compromissos.

E por fim, umas das principais desvantagens do financiamento que é a descapitalização do dinheiro, pois ao financiar, o consumidor pode acabar pagando até 3 vezes o valor do bem.

Consórcio

O consórcio é uma modalidade de comprar parcelada existente no Brasil desde os anos 60 e ganhou força e popularidade ao longo dos anos. É um sistema de comprar coletivo, onde em grupos - com a organização de uma administradora - os consumidores pagam parcelas mensais para arrecadar o valor total do bem, e o grupo só termina quando todos os integrantes tiverem sido contemplados.

Os bens são contemplados através do sorteio ou lance todo mês durante assembleias. Os sorteios são a principal forma de entrega para todos os participantes ativos e os lances são uma forma de participação facultativa. Se o consorciado quiser ofertar um valor extra durante as assembleias e este esteja entre os maiores ofertados, é contemplado com a carta de crédito no valor total do bem!

Economia consórcio

Vantagens do consórcio: ao optar pelo consórcio, o consumidor tem uma grande diversidade de planos e prazos, que podem chegar até a 100 meses e o parcelamento do bem pode ser feito de forma integral. Assim, as parcelas são menores e não comprometem o orçamento.

O consórcio é muito mais econômico, pois é isento de taxas de juros, IOF e entrada. Além disso, não tem burocracia com aprovação, fazendo com que todos possam comprar sua cota e participar da modalidade para realizar o sonho da compra do bem!

Outra grande vantagem é que quando contemplado, o consorciado possui o poder de compra à vista, assim pode negociar desconto diretamente com as concessionárias/lojas, além de acrescentar acessórios ou pagar a documentação.

Desvantagens do consórcio: a entrega do bem não é imediata, pois ocorrem por sorteios ou lances depois do consumidor já estar inserido no grupo de consórcio.

Pronto! Essas são as peculiaridade e características de cada modalidade de compra. Encontrou a mais vantajosa? Ficou claro que o consórcio é a melhor forma – e mais econômica – de comprar o seu automóvel, além de ser excelente para realizar um investimento! Não espere mais e encontre agora mesmo o plano ideal para você: faça uma simulação do Consórcio de Automóveis!

Veja mais notícias