O vai ajudar a descomplicar o sistema de consórcio. Vamos esclarecer o que de fato é uma verdade, exigida em contrato, e o que não passa de mito. Acompanhe!


Cancelei o meu consórcio e agora vou receber os valores pagos só quando encerrar o grupo de consórcio do qual eu participava

Segundo a Lei 11.795 de fevereiro de 2009, ao cancelar um consórcio sua cota continuará participando dos sorteios mensais. Dessa forma, se o proprietário da cota sorteada tiver desistido do consórcio, poderá retirar os valores a que tem direito no lugar da carta de crédito.

Como as parcelas pagas anteriormente foram usadas para contemplar outras cotas nos respectivos meses, o valor investido não fica parado na cota, o que faz com que seja necessário aguardar o sorteio para receber estes valores. Essa medida de devolução foi adotada pelo Banco Central para tornar a devolução mais justa não só para os cancelados, mas também para todos os integrantes do grupo de consórcio!


O vendedor disse que eu iria ser contemplada em um prazo específico

Não há como assegurar um prazo fixo para a contemplação. Se algum vendedor disse isso a você, avise ao Consórcio de Automóveis. Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como saber quando você será contemplado. Além disso, os lances são sigilosos, não há como garantir se a sua será ou não a oferta contemplada.


Fui contemplada e não posso usar minha carta de crédito

A saúde financeira do grupo de consórcio depende do pagamento das mensalidades de todos os consórciados. Após a contemplação de uma cota, o Consórcio de Automóveis conta com um sistema moderno que realiza na hora uma análise cadastral do titular para assegurar que o grupo não terá perdas com a contemplação. Mediante a não aprovação do cadastro, o próprio sistema informará quais informações e solicitações necessárias a serem apresentadas para uma reanálise do perfil, até a aprovação e liberação do crédito.


Minha cota foi a 4ª sorteada no globo, mas mesmo assim não fui contemplado

A contemplação no sorteio ocorre da seguinte maneira: são retiradas do globo giratório, 10 bolinhas, onde a cota contemplada por sorteio, será aquela que ficar na décima posição. Caso a mesma já esteja contemplada ou esteja com alguma parcela em atraso, a contemplação será revertida para a nona, e assim, sucessivamente. Essa é uma regra da assembleia e não poderá ser mudada em nenhum tipo de ocasião.


Cancelei meu consórcio e agora não posso mais fazer outro com o que já paguei

Quando uma cota está cancelada e em seu grupo há disponibilidade de vaga, você tem a opção de reativar sua cota, ou seja, mesmo depois de cancelada e substituída por uma cota ativa, em caso de vaga disponível, você poderá reativar sua cota e continuar pagando, diluindo as parcelas em atraso sobre as próximas a pagar. Você continua a investir em seu sonho, sem perder nenhum centavo do que já foi pago!


A minha parcela aumentou do nada

Para as cotas de automóveis, o índice de reajuste é o IPCA, atualizado sempre de acordo com os valores de mercado. Esse reajuste é cobrado antes da contemplação, para que assim que sorteado, seu crédito esteja com o valor médio de mercado para compra do bem. Se sua cota já estiver contemplada, o reajuste também ocorre, para que os próximos consorciados a contemplar, possam receber o valor atualizado para a compra.

Atenção! Em virtude de novas mudanças na legislação e/ou nas condições oferecidas pela administradora poderão ocorrer alterações nas regras acimas sem aviso prévio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento do Consórcio Nacional Embracon pelo fone (11) 4003-9999.