O que é e como funciona a contemplação no consórcio de carro?

Publicado em: 22/03/2018
O que é e como funciona a contemplação no consórcio de carro?

Tá pensando em fazer um consórcio, mas ainda tem algumas dúvidas sobre as formas de contemplação? Você está no lugar certo! Vamos levantar todas as questões sobre a contemplação da carta de crédito e você verá como tudo é simples e prático com o Consórcio de Automóveis!

Quem optou por fazer um consórcio, já deu um passo à frente diante de muitos brasileiros, pois a modalidade atualmente é muito mais vantajosa que o financiamento e a cada dia que passa ganha mais força entre os brasileiros.

Contemplação no consórcio de carro

A contemplação no consórcio de carro é o momento mais esperado pelos consorciados, pois é a hora em que ele vai retirar sua carta de crédito e comprar o seu bem! De acordo com dados da ABAC (Associação Brasileira de Consórcios), as contemplações no segmento de veículos leves batem recorde após recorde. A comercialização de veículos novos ou seminovos, pelo consórcio, registrou 28,4% de presença no ano passado, quase quatro vezes mais que os 7,8% atingidos no ano de 2009, por exemplo.

Com maior volume de participantes no Sistema de Consórcios, o setor de veículos leves, que é composto por automóveis, utilitários e camionetas, alcançou a média nacional de 28,4% no ano passado, ou seja: quase um veículo a cada três comercializados no mercado interno!

Por isso, se você já se tornou um consorciado ou está pensando em comprar sua cota, vá em frente, pois o momento é do consórcio!

Economia consórcio

Quais as formas de contemplação do consórcio de carros?

A contemplação da sua cota acontece diante de duas formas: através de sorteio ou então pela oferta de um lance. Vamos aprender um pouco sobre as duas!

Sorteio

Ser contemplado por sorteio remete à própria essência do consórcio. Todo consorciado concorre em absoluta igualdade de condições. A contemplação no sorteio ocorre durante as assembleias mensais, da seguinte forma: com base na extração da loteria federal ou por meio do globo giratório, onde são tiradas 10 bolinhas e, a cota contemplada por sorteio, será aquela que ficar na décima posição. Caso a mesma já esteja contemplada ou esteja com alguma parcela em atraso, a contemplação será revertida para a nona, e assim, por diante.
 
Dessa forma, todos têm as mesmas chances, podendo apenas contar com a sorte! 

Lance

Essa forma de contemplação é realizada pela oferta de lances, considerados em percentuais de quitação de crédito. Na assembleia, o lance vencedor será o de maior percentual de amortização do valor do bem, que somado ao saldo do grupo, possibilite a contemplação.

Os lances são uma alternativa para aqueles consorciados que retirar sua carta de crédito mais rapidamente. Basicamente, a contemplação por lance ocorre quando um valor de abatimento de crédito é oferecido.

Quais são os tipos de lances no consórcio de carro?

Lance Livre: você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado. Essa é a modalidade mais comum entre todas as administradoras de consórcio. O lance livre permite que você oferte a quantia que quiser, tendo seu valor máximo o total do saldo devedor. 

Lance embutidos: as administradoras oferecem a oportunidade de usar a sua carta de crédito para realizar um lance. Pode ser usado até 30% da carta de crédito para esse fim. Por exemplo, em uma carta de crédito de R$100 mil, até R$ 30 mil pode ser usado como lance embutido.

Lance fixo: quando os lances são pré-definidos pela própria administradora. Eles podem contemplar até 20%, 30% da carta de crédito. Quem tiver dinheiro para ofertar, deve ofertar aquela quantia já estipulada.

Lembrando que cada administradora tem suas regras de contemplação, sempre estipuladas no contrato de adesão!

Faça um consórcio!

Viu como é tudo muito simples? Agora é sua vez de dar o ponta pé inicial para realizar o sonho do carro novo: faça uma simulação de compra e conheça os planos oferecidos pelo Consórcio de Automóveis! Você vai ver que eles são facilitados e com parcelas livres de juros!
Não espere mais e compre agora mesmo a sua cota de consórcio!
 
 
FONTE: ABAC, Jornal do Consórcio

Veja mais notícias