Como fazer um consórcio de carros?

Publicado em: 14/06/2019
Como fazer um consórcio de carros?

A compra do primeiro carro, ninguém esquece. Seja à vista ou parcelado, planejamento e comprometimento são atitudes indispensáveis. Quanto aos valores do mercado, essa já é uma outra questão, que muitas vezes, deixam o consumidor bem longe do poder de compra na hora de optar por um zero quilômetro, um SUV ou um veículo importado, por exemplo.

Para quem está encontrando dificuldades ou burocracia na hora de comprar um carro, independentemente da marca ou modelo, o consórcio de carros pode ser uma ótima alternativa. Já pensou em fazer parte de um grupo dessa modalidade para adquirir o seu zero quilômetro ou trocar o seu usado por uma mais novo? Veja na sequência: o que o consórcio e como funciona!

O que é um consórcio de carros?

Para entender como funciona um consórcio de carros, é preciso conhecer primeiramente, alguns aspectos importantes dessa modalidade, que é baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens, como um automóvel, por exemplo.

A formação dos grupos de consórcios é realizada por uma Administradora de Consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Por isso, muito cuidado na hora de fazer a sua escolha! Busque informações junto ao Banco Central e se informe sobre regras e procedimentos antes mesmo de assinar qualquer documento.

Como funciona um consórcio de carros?

O consórcio funciona como um autofinanciamento, ou seja, não há empréstimo de dinheiro, mas uma forma de economizar para adquirir um bem com os próprios recursos. É uma maneira interessante para quem não consegue poupar por conta própria.

O valor do bem de um consórcio de carros é diluído durante um prazo predeterminado. Todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período, estabelecidos antes mesmo da assinatura do contrato de adesão.

É mensalmente ou conforme contrato, que a administradora contempla por sorteio ou lance, com o crédito no valor do carro desejado. O procedimento ocorre até que todos sejam atendidos, uma vez o prazo de duração do grupo de consórcio de carros é o período de tempo que o consorciado dispõe para o pagamento das parcelas. É tudo fixado pela administradora e mencionado em contrato. Por isso, é importante manter os pagamentos em dia para não ter problemas com a contemplação.

Sorteio

Com os pagamentos em dia, todos os consorciados ativos concorrem em absoluta igualdade. Independentemente do total de prestações pagas, a qualquer momento, o consorciado pode ser contemplado por sorteio, que ocorre durante as assembleias.

É por meio do globo esférico que o sorteio é realizado. São retiradas 10 bolinhas, sendo que a 10ª bolinha é o número sorteado, e as demais consideradas reservas na ordem inversa. Consulte a sua administradora e saiba como acompanhar os sorteios do seu grupo de consórcio de carros, uma vez que podem ser transmitidos online e acompanhados em tempo real.

Lance

Quer ter mais chances de ser contemplado no consórcio de carros? Para não depender somente da sorte, a oferta de lance também é permitida. É um outro direito que o consorciado tem de concorrer à contemplação da carta de crédito. Será contemplado aquele que fizer a maior oferta de lance. Para aproveitar dessa vantagem, consulte as regras e as modalidades de lance disponíveis no seu grupo de consórcio. Entre os mais conhecidos estão: lance livre, lance fixo e lance de antecipação. Conheça todas essas vantagens para ofertar lance. Veja também em "O que é e como funciona a contemplação no consórcio de carro?"

O sistema de consórcios pode ser a melhor opção para compras programadas. Se você não tem pressa e pode aguardar pela contemplação, fazer um consórcio de carros é a segurança e a tranquilidade que faltavam para você realizar o seu sonho.

Simule parcelas de um consórcio de carros

Com a ajuda do consórcio, você pode encontrar um plano de acordo com o seu orçamento e contar com vantagens exclusivas, como parcelamento integral e sem juros, poder de compra à vista e ótimas oportunidades para fechar negócio com a carta de crédito em mãos.
Para conhecer as mais diversas alternativas, o simulador de consórcio de carros é uma ferramenta online, disponibilizada no portal Consórcio de Automóveis para facilitar a escolha dos planos, além de apresentar a melhor alternativa para o futuro consorciado, sem sobrecarregar o orçamento.

Veja como é fácil simular a compra de uma cota de consórcio de carros:

- Escolha o plano desejado por crédito ou parcela. É possível utilizar a ferramenta de simulador de consórcios para analisar de maneira rápida, todas as alternativas disponíveis;
- Selecione a barra do simulador para o valor desejado, de acordo com o seu objetivo de compra e continue!
- Pronto! Agora, é só preencher os campos em branco para ter um atendimento personalizado e conferir todos os planos disponíveis!

Para garantir que você tenha o poder de compra do veículo desejado, no consórcio, o valor da carta de crédito é sempre atualizado, uma vez que é necessário, pois, como muitos grupos de consórcio podem durar anos, o valor do bem pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. São as administradoras quem realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito mediante regras, reajustando assim, o valor das parcelas.

Outra vantagem interessante é a flexibilidade para escolher modelo e marca do veículo desejado. Quando contemplado, o consorciado pode optar por qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo. Dessa forma, poderá usar a carta de crédito do consórcio de carros para comprar qualquer tipo ou marca que desejar.

Confira outras vantagens e adquira agora mesmo a sua cota de consórcios de carros sem juros ou parcelas intermediárias!
 
Fonte: ABAC / Foto: CDN Auto Papo

Veja mais notícias