Para comprar um carro é melhor financiar ou pagar à vista?

Publicado em: 28/03/2018
Para comprar um carro é melhor financiar ou pagar à vista?

A dúvida entre comprar um carro financiado ou à vista é frequente. Mas o que é melhor diante da situação atual em que vivemos? De acordo com Fábio Gallo Garcia, professor de finanças da FGV-SP, do ponto de vista financeiro, poupar para pagar à vista é sempre melhor do que financiar e pagar juros.

Em um financiamento de carro, os valores e as prestações são negociados diretamente com a instituição financeira escolhida. Quem financia a compra do bem é o banco e a pessoa financiada paga todas as parcelas ao banco até quitar o valor da dívida. Entretanto, a pessoa paga os juros e as correções monetárias previstas no contrato para retirar o bem de maneira imediata.

Acontece que até ocorrer a liberação do financiamento, uma análise é realizada pelo banco, ou seja, burocracia e longos períodos de espera para ter um financiamento aprovado.

Para atrair o cliente, propostas acessíveis e facilitadas chamam a atenção. Mas é preciso ter cuidado! Se você está precisando de dinheiro e foi atraído por algum tipo de oferta, fique atento para não cair em golpe. Verifique mais informações junto ao Banco Central, analise e guarde os materiais publicitários e não aceite pagar valores em contas de pessoas físicas.

Financiar carro vale mesmo a pena?

Já pensou em fazer uma poupança, guardar bem pouco por mês e ainda, ter o poder de compra para adquirir o modelo que sempre desejou? Se a questão é financiar ou pagar à vista, faça um consórcio.

Mesmo diante de bens com alto valor agregado, pelo sistema de consórcios, você pode contar com parcelamento integral, prazos maiores e sem juros. Acontece que nesse meio, muitos classificam o consórcio como uma espécie de autofinanciamento. Os consorciados, reunidos em grupos, contribuem juntos como uma parcela mensal e constituem um fundo do qual todos eles, contemplados por sorteio ou lance, podem utilizar uma parte para adquirir um determinado bem. Não há empréstimo de dinheiro, mas um meio de parcelar a futura compra com os próprios recursos.

Economia consórcio

Se poupar por conta própria para pagar à vista pode ser um processo demorado e inseguro, o consórcio é uma forma de solucionar esse problema. Se fiscalizado e autorizado pelo Banco Central, pode ser feito de acordo com o seu objetivo de compra e sem sobrecarregar o orçamento.

É uma alternativa para o consumidor que vem encontrando dificuldades ou burocracia na hora de conseguir crédito para comprar o tão sonhado automóvel zero quilômetro ou seminovo. Com a popularidade em alta, o consórcio de automóveis é vantajoso para aqueles que não necessitam imediatamente do bem, mas buscam nessa modalidade de compra, uma forma de planejar para o futuro, como um passo importante para conquistar a educação financeira.

Como funciona o consórcio de carro?

Entre financiar ou pagar à vista, você escolheu o consórcio como modalidade de compra, saiba que a carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra de um bem à vista. No momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociar para conseguir benefícios e melhores preços.

Trata-se de uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas. Em grupos, os participantes têm a finalidade de formar uma poupança para adquirir o tão sonhado bem. Essa formação é feita por uma administradora de consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.

O valor do bem é diluído durante um prazo predeterminado. Todos os integrantes contribuem ao longo desse período. O melhor de tudo é que a escolha é você quem faz. Com base no veículo desejado, você pode conferir o valor do crédito e o plano de pagamento antes de fazer a sua adesão. É só fazer uma simulação para encontrar a melhor alternativa. Entre financiar ou pagar à vista com a carta de crédito do consórcio, simular a sua compra vai ajudar a esclarecer melhor todas as suas dúvidas relacionadas aos valores.

Simule seu consórcio e veja se é melhor financiar ou pagar à vista com consórcio

Veja como é simples e rápido fazer uma simulação online e comprar a sua cota de consórcio:

- No portal Consórcio de Automóveis, você vai encontrar o simulador. Escolha o plano por crédito ou parcela para analisar de maneira rápida, todas as alternativas disponíveis;
- Selecione com a barra do simulador com o valor do bem que deseja comprar;
- Pronto! Agora, é só preencher os campos em branco e conferir todos os planos disponíveis. Não é simples? Após fazer a sua escolha, a opção de compra online estará disponível para você começar a planejar a sua compra a partir de agora. Se necessário, solicite uma ligação ou agende uma visita para esclarecer suas dúvidas.

Para assegurar que você tenha o poder de compra do bem desejado, no consórcio, o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Essa necessidade ocorre em função dos grupos de consórcios, que podem durar alguns anos e o valor do bem pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Assim, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito, reajustando o valor das parcelas. Vale ressaltar, que os critérios para os reajustes da carta de crédito devem constar em contrato e variam de acordo com os segmentos e administradoras.

Confira outras vantagens e faça um consórcio sem juros!

Fonte: Uol / Konkero / Exame

Veja mais notícias