Kombi poderá deixar de ser produzida

Publicado em: 21/08/2012

Kombi

A Volkswagen Kombi fará 55 anos no dia 2 de setembro. A Kombi é o veículo mais antigo em produção no mundo e o mais vendido em sua categoria no Brasil. Contudo, o modelo deve sair de cena até o final de 2013.

O motivo da descontinuidade da produção é que a partir de 2014 os automóveis terão que sair de fábrica com freio ABS e airbag e a Kombi não possui estrutura para receber estes sistemas. Para adaptá-la seria necessário um investimento elevado e com isso as chances da produção continuar são quase nulas. Contudo, a Volkswagen ainda procura uma alternativa para o modelo.

O primeiro carro da Volkswagen produzido no Brasil foi a Kombi e, desde então, 1,4 milhão de unidades foram vendidas no mercado interno. Apenas neste ano, 14,9 mil unidades já foram comercializadas, mais que o dobro que o concorrente de categoria Fiat Ducato.

A Kombi não passou no teste, mas a montadora alemã chegou a encomendar um sistema específico de airbag. Algumas fontes chegam a afirmar que a Volkswagen está estudando a possibilidade de solicitar prorrogação do prazo que obriga os itens, já que o veículo não possui concorrentes diretos em preço e categoria de uso.

Atualmente, o preço da Kombi  parte de R$ 43,8 mil.

Além da Kombi, o Fiat Uno Mille também poderá ser descartado de produção com a falta de condições de receber airbag e ABS. O carro é produzido há 22 anos no mercado e seu substituto já está anunciado para 2014.


Veja mais notícias