Como calcular o valor da parcela do consorcio?

Publicado em: 20/04/2017
Como calcular o valor da parcela do consorcio?

Que o consórcio é a modalidade de compra parcelada mais vantajosa do mercado a gente já sabe, mas, falando em números, é exatamente quanto? Para saber qual será o valor das suas parcelas mensais é simples: basta fazer uma simulação de compra. Vamos lá?

Dá pra saber aproximadamente quanto você vai pagar mensalmente nas parcelas do consórcio antes mesmo de fechar o negócio. A simulação deve ser feita de acordo com o valor do crédito pretendido e, dessa forma, você saberá quanto vai pagar a cada mês. Veja os 6 passos da simulação, que pode ser realizada aqui mesmo, em nosso site:

1 - Vá ao simulador do Consórcio de Automóveis, é no quadro azul!
2 - Escolha o tipo de simulação que você deseja fazer. Você pode optar pelo valor total do crédito ou pelo valor da parcela. Basta clicar em: Crédito ou Parcela.
3 - Depois, arraste o botão até o obter aproximadamente o valor que deseja.
4 - Clique em Continuar e insira, então, seus dados pessoais: nome, e-mail, telefone e CEP.
5 - Agora é só clicar em Ver Planos e as opções disponíveis para o crédito ou para a parcela que você escolheu vão aparecer na sua tela.
6 - E então, basta escolher entre as opções disponíveis e comprar a sua cota!
Você pode fazer quantas simulações quiser, com diferentes valores de parcelas e/ou de crédito total. É simulando que você vai encontrar a alternativa perfeita, que vai se encaixar ao seu perfil e à sua situação financeira, fazendo com que você possa quitar as parcelas do consórcio tranquilamente, sem prejudicar o seu orçamento. É muita vantage, não é mesmo?

Se ficar com alguma dúvida durante esse processo ou em qualquer momento, basta você solicitar uma ligação e um de nossos consultores entrará em contato para te ajudar com quaisquer esclarecimentos.

Depois que você já teve uma ideia de como funcionará seu plano, saiba que seu crédito de consórcio será corrigido. Funciona assim: no sistema de consórcios, o valor do crédito é atualizado ao longo do prazo do grupo. Isso ocorre por que o consorciado precisa sempre ter o seu poder de compra ao ser contemplado, mesmo que o valor do bem escolhido tenha sido modificado. Depois de contemplado, esse valor deixa de ser atualizado e passa a ter rendimento financeiro até a sua utilização pelo consorciado.

Essa correção funcionará de acordo com cada contrato do consórcio, pois essa atualização acontece conforme as regras estabelecidas em contrato. A administradora pode definir como critério um índice de preço ou até o valor sugerido pela montadora ou fabricante. Quando a regra contratual da administradora for um índice de preço, a atualização do valor do bem ou serviço será realizada anualmente, considerando a data de abertura do grupo.

A administradora também pode optar por outros critérios, como o preço sugerido pela montadora ou fabricante. Essa regra é a mais comum no consórcio de veículos. Nesse caso, o valor do crédito será corrigido sempre que a montadora sugerir um novo preço.

Veja como escolher uma administradora de consórcio.

Com a correção no valor do crédito, o valor das parcelas também são renovadas de acordo com a regra que foi adotada em contrato. Essas atualizações podem fazer o crédito e as prestações variarem para mais ou para menos.
 
Vale ressaltar que as prestações vão continuar sendo corrigdas mesmo após a sua contemplação, isso, claro, se você for contemplado antes da finalização do plano. Isso acontece por que o grupo necessita de fundos para garantir o crédito aos outros consorciados, que ainda não foram contemplados. Isso é consórcio: unir pessoas que com mesmo objetivo, a compra de um automóvel e essa realização é proporcionada pelo consórcio para cada um dos integrantes do grupo!
 
Agora que você sabe calcular as parcelas do seu consórcio, não espere mais tempo para comprar a sua cota. Faça um consórcio e ao ser contemplado compre o automóvel dos seus sonhos, seja ele novo, seminovo, de qualquer marca, ano ou modelo. Quer ainda mais vantagens? Dê uma olhadinha abaixo:

Mais vantagens do Consórcio de Automóveis 

O Consórcio de Automóveis é uma das modalidades de compra que mais oferece vantagens e benefícios, sendo a principal delas, a ausência de juros nas parcelas mensais. Quem busca por economia e disciplina financeira, encontra na modalidade a equilibrio perfeito entre eles.
 
É por isso que o consórcio se sobressai sob as demais modalidades de compra parcelada, já que na maioria delas, o consumidor acaba pagando um valor injusto, quase o preço de três carros pela compra de um, apenas. Isso não existe no consórcio!

Outra facilidade do consórcio é que não é preciso avalista e nem comprovante de renda no ato de sua adesão. Além disso, o consumidor encontra várias opções de créditos, planos e parcelas, que se encaixam à sua situação financeira.
 
Sem Juros e sem parcelas intermediárias;
Taxas menores e menos burocracia para adquirir seu automóvel;
Para participar não é necessário avalista e nem a comprovação de renda;
Várias opções de créditos e parcelas que cabem no seu orçamento;
O valor da carta de crédito e das parcelas é corrigido apenas quando houver valorização dos bens, mediante preços estipulados pelos fabricantes, tendo como base a tabela do IPCA;
Ao ser contemplado, você pode usar a carta de crédito para adquirir seu carro, novo ou usado, de qualquer marca ou modelo;
Fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, mais garantia e segurança para você
Parcelamento integral;
Acelerar a contemplação com a oferta de lances.

 
Não há desvantagens! O consórcio é uma modalidade de compra ideal para quem não tem pressa de adquirir o carro, pois não há como saber exatamente quando o consumidor será sorteado. No entanto, ele pode, se quiser, ofertar lances e tentar ser contemplado mais rápido.

O Consórcio de Automóveis é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, trazendo ainda mais garantia para você. Não espere mais para realizar o sonho do carro zero, faça um consórcio!

Veja mais notícias