Como escolher uma empresa de consórcio?

Publicado em: 07/03/2017
Como escolher uma empresa de consórcio?

O consumidor brasileiro tem considerado vários aspectos importantes antes de comprar um bem ou contratar algum tipo de serviço. Com o sistema de consórcio, o processo de aquisição não é diferente, uma vez que escolher de forma segura e confiável é fundamental para todo o planejamento financeiro em médio ou longo prazo. Portanto, confira alguns critérios imprescindíveis de como escolher uma empresa de consórcio:

Pesquisar sobre o sistema de compra: antes de optar pelo consórcio de automóvel ou de qualquer outro bem, verifique no site do Banco Central, como funciona toda a dinâmica das etapas, da compra à contemplação. A entidade, de acordo com a Lei nº 11.795/2008 é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema de consórcio em todo o Brasil. A relação das administradoras autorizadas a funcionar pode ser consultada no próprio site do Banco Central. É possível ainda, conferir frequentemente, o ranking de instituições por índice de reclamações.

Vale lembrar que o consórcio é diferente de um financiamento. Portanto, não há empréstimo de dinheiro. É uma forma de poupar em grupo e organizar o próprio orçamento a fim de constituir uma poupança em comum para a compra do bem sem a incidência de juros. Escolhe-se o valor do bem desejado e um prazo. Paga-se mensalmente até que a contemplação ocorra por sorteio ou lance, ou até que o grupo tenha chegado ao fim.

Se atentar para os reajustes: o método de aplicação do reajuste é muito importante e precisa ser levado em consideração para evitar surpresas indesejadas. Portanto, nada melhor do que contar com informações claras e concisas no seu contrato de adesão. Como não há a incidência de juros, o reajuste é aplicado com base no valor do bem, determinado pelo fabricante, além dos serviços oferecidos pela administradora de consórcio. Por isso, a carta de crédito se mantém sempre valorizada.

Analisar direitos e obrigações: verifique se todos os critérios de compra e venda combinados entre você e o vendedor estão disponíveis no contrato. Ler atentamente as cláusulas e solicitar todos os esclarecimentos necessários são as melhores inciativas para a certeza e garantia da sua compra. Por isso, não se deixe levar por promessas verbais. Todos os direitos e obrigações deverão estar apontados no contrato.

Crédito, plano e grupo: certifique-se sobre prazo de duração, valor da carta de crédito, percentual de contribuição do grupo, despesas cobradas, entre outras informações. Entenda como ocorrerá a contemplação, o pagamento das prestações, a contemplação da sua cota de consórcio, entre outros.

Administradoras de consórcios

As Administradoras de Consórcios são empresas responsáveis pela formação e administração dos grupos de consórcios para a aquisição de bens ou serviços, atuando como mandatárias dos interesses e direitos desses participantes. Para atuar no sistema de consórcios, a administradora deverá ter, obrigatoriamente, autorização do Banco Central do Brasil. As atividades do sistema de consórcio são reguladas pela Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, bem como pela Circular nº 3.432, de 3 de fevereiro de 2009.

Os deveres de uma empresa de consórcios

• Agrupar pessoas com interesse comum de aquisição de bens ou serviços;
• Promover a cobrança mensal;
• Aplicar financeiramente os recursos coletados dos grupos;
• Realizar mensalmente Assembleia Geral Ordinária destinada à contemplação e prestação de contas;
• Convocar, quando necessária, Assembleia Geral Extraordinária;
• Solicitar e avaliar garantias apresentadas pelo consorciado contemplado para a liberação do crédito;
• Promover as medidas judiciais que melhor atender aos interesses do grupo;
• Encerrar o grupo após entrega de todos os bens.

O sistema de consórcio

Mesmo diante da instabilidade econômica, o número de contratos para aquisição de veículos com garantia do próprio bem por financiamento, consórcio, leasing e outras formas de crédito, resultou em um novo comportamento por parte do consumidor, que frente aos compromissos financeiros, focado na realização dos sonhos, na formação e ampliação do patrimônio, passou a planejar mais e com disciplina durante cada etapa de uma compra.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), na série histórica que começa em 2011, na comparação entre os mais de 400 contratos firmados incluindo veículos leves licenciados por meio do consórcio em 2016, observou-se uma elevação de 60,1% sobre os 250,4 mil de 2011. A participação dos consórcios sobre os contratos de veículos leves financiados de 2011 a 2016 foi de 6,2 pontos percentuais.

Para Paulo Roberto Rossi, Presidente Executivo da ABAC, os diferenciais positivos a favor dos consórcios devem ser creditados ao crescente conhecimento do consumidor de como gerir a finanças pessoais, aliado à aplicação dos princípios básicos da educação financeira.

Por se tratar de um sistema de compra sem juros e com planos de pagamento maiores, o consórcio passa a ser fundamental para quem ainda não tem o valor total para o pagamento à vista de um bem, ou decide investir nessa modalidade de compra com o objetivo de manter a disciplina financeira em longo prazo, até que se forme uma poupança para a compra do tão desejado automóvel.

Ainda segundo a ABAC, foram comercializadas 1,27 milhão de novas cotas, 24,5% mais do que nos seis primeiros meses, quando somavam 1,02 milhão. Nos doze meses de 2016, foram mais de 1,2 milhão em contemplações e R$ 83,87 milhões em créditos comercializados.
Dividido por setores, os consórcios de veículos automotores registraram 2,02 milhões de adesões, conforme dados da ABAC.

A importância do planejamento

Mesmo diante de inúmeras dicas para a escolha de uma empresa de consórcio confiável, é importante que você esteja atento ao planejamento financeiro quando se tornar um consorciado.

Além do controle, manter o planejamento ajuda a honrar com os compromissos financeiros, uma vez que o sistema de consórcio é indicado para quem não necessita imediatamente do bem e deseja pagá-lo em médio ou longo prazo.

Sem sobrecarregar o orçamento, é possível escolher a melhor alternativa durante uma simples simulação de consórcio. Simule a compra da sua cota agora mesmo! Confira na sequência:

- Acesse o simulador do Consórcio de Automóveis;
- Escolha simular por valor de crédito ou de parcela;
- Na sequência, selecione o valor desejado e continue!
- Preencha os campos em branco com os seus dados pessoais para um atendimento mais personalizado e pronto!

Ao fazer uma simulação, você pode se deparar com uma série de planos e valores. Assim, é possível prever o pagamento das parcelas em médio e longo prazo e escolher o melhor para o seu orçamento. Confira todas as vantagens do Consórcio de Automóveis e realize quantas simulações forem necessárias para chegar na melhor escolha para o seu bolso. Vale ressaltar que o consórcio é flexível e permite escolher entre um automóvel zero quilômetro ou seminovo, da marca, cor ou modelo que mais desejar. 
 
Fonte: InfoMoney / ABAC

Veja mais notícias