8 cuidados que você deve ter na hora de trocar de carro

Publicado em: 12/04/2018
8 cuidados que você deve ter na hora de trocar de carro

Há brasileiros que trocam de carro todos os anos. Há também aqueles que demoram muito tempo e só quando o modelo atual começa a apresentar problemas é que começam a pensar na possibilidade da troca. O fato é, que frequente ou não, trocar de automóvel não é assim tão simples!

Como todos podem notar, os veículos estão cada vez mais caros e até os populares já chegam a uma faixa de preço nunca antes vista aqui no Brasil. No entanto, com planejamento e um pouco de economia, é possível finalmente trocar de carro sem trazer muitos prejuízos ao seu bolso!

Sem dúvida, o primeiro cuidado que o consumidor deve ter ao trocar de automóvel é não ser deixado levar pela ansiedade. Compras por impulso podem trazer frustração, por isso é importante conter a euforia para poder fazer bons negócios!

Trocar por carro novo ou usado?

Outro ponto de relevância é decidir se a troca se dará por um modelo usado ou 0 km, visto que em cada uma das opções há um monte de questões, além de vantagens e desvantagens.

Ao optar por um carro novo, de fábrica, a depreciação do veículo é bem grande nos dois primeiros anos (até 15%), estabilizando nos anos seguintes (em torno de 5%). Por outro lado, se o carro antigo for dado como parte do pagamento, as lojas tendem a pagar melhor na troca por um zero.

Ao optar por um carro usado ou seminovo, a desvalorização é bem mais baixa e você pode encontrar um preço melhor em um modelo muito mais completo do que o carro recém-saído da concessionária. Porém, a manutenção do modelo pode aparecer mais rápido.
Depois dessa escolha, vale atentar-se a mais alguns cuidados para finalmente fechar o negócio! Veja baixo:

1- Consulte a tabela FIPE para saber o valor do seu atual carro, assim como o do carro que deseja comprar. Aproveite para fazer uma pesquisa de preços médios em sites especializados.

2- Pesquise sobre o modelo que você quer comprar. Procure matéria na imprensa especializada em veículos, leia sobre os prós e os contras do modelo e, principalmente, atente-se à opinião de quem já é proprietário do mesmo modelo de automóvel que você quer comprar!

3- Pesquise o preço do seguro, consumo de combustível, custos de manutenção e IPVA;

4- Modelos fora de linha podem chamar a atenção pelos preços atrativos, porém são mais difíceis de vender;

5- Se optar por um usado, atente-se a quilometragem. No Brasil, a média é de 15 mil km rodados por ano. A partir de 60 mil km, começam as manutenções mais frequentes;

6- Faça um test-drive;

7- Seja minucioso e observe o veículo pretendido de uma forma completa: carroceria, pintura, vidros, abertura e travas das portas, etc.

8- Teste os itens no interior do carro como desembaçador, limpadores, vidros, etc.

Trocar de carro com consórcio

Trocar de carro após a contemplação é uma das possibilidades que o consórcio oferece para seus clientes. Cada administradora de consórcio tem uma política sobre esse tema. Há formas de oferecer o seu carro usado como lance caso você já seja um consorciado; há formas de oferecer o automóvel atual ao negociar a compra de um novo com qualquer concessionária autorizada; há formas do valor do veículo usado cobrir de maneira parcial ou total o lance ofertado; entre outras possibilidades. O ideal é você conversar com o vendedor de consórcio que com certeza ele vai te ajudar a fechar o melhor negócio!

Economia consórcio

Faça uma simulação de compra

Para trocar de carro e conhecer os planos oferecidos pelo consórcio, faça uma simulação online de compra. É simples e rápido!

- Escolha o plano por crédito ou parcela;
- Selecione o valor do bem que deseja comprar, e pronto! Agora, basta preencher os campos em branco e conferir todos os planos disponíveis!


Para esclarecer dúvidas ou informações, solicite uma ligação ou agende uma visita.

Veja mais notícias