5 coisas que você precisa saber para comprar o primeiro carro

Publicado em: 06/04/2018
5 coisas que você precisa saber para comprar o primeiro carro

É possível contar com uma infinidade de versões e modelos de automóveis disponíveis. Mas quando se trata de comprar o primeiro carro, a escolha é ainda mais complexa, uma vez que a falta de experiência pesa na hora de fechar o melhor negócio.

Investir na compra de um zero quilômetro pode envolver custos elevados e consumir uma boa parte do orçamento. Ainda que IPVA, manutenção, seguro e combustível também precisam ser levados em consideração. Comece a pensar nessas questões e compare as vantagens entre adquirir um caro novo ou seminovo.

Diante dessa questão, os brasileiros não se intimidaram e voltaram a comprar carros zero quilômetro. Em março, mais de 172 mil carros novos foram emplacados, aumento de 33,16% em relação ao mês anterior e de 9,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do trimestre, 451 mil carros novos ganharam as ruas, contra quase 392 mil no mesmo período de 2017, de acordo com levantamento feito pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No mercado brasileiro, a GM é líder do mercado, dona do Onix e Prisma, em primeiro (1º) e quinto lugar (5º) do ranking dos mais vendidos do período. Em segundo lugar, a Ford, fabricante do KA que ficou em posição acirrada com a Hyundai, em terceiro lugar (3º), com o HB20. Polo e Gol da Volkswagen, também marcaram presença no topo da lista dos mais populares do mercado do primeiro trimestre de 2018.

Pensando nas diversas possibilidades, preparamos um guia completo com dicas importantes para você comprar o primeiro carro com tranquilidade e sem dores de cabeça. Confira na sequência:

Escolha

Design inovador e tecnologia de última geração são importantes, mas não devem ser as cruciais para comprar o primeiro carro. Se usado, avalie junto a um profissional, estado de conservação do motor, interior, entre outros fatores. Para a compra de usados com mais segurança, indica-se veículos de até 60 mil quilômetros rodados, mais que isso podem sinalizar problemas mais frequentes no futuro.
Lembre-se que a escolha precisa estar associada à sua necessidade. Avalie ainda, com profissionais do mercado ou com pessoas que tenham o veículo que você deseja; IPVA, seguro, entre outros.

Economia

É importante pensar no quesito economia de combustível. Se não estiver preparado, poderá gastar boa parte do orçamento com esse item. Caminhonetes, utilitários e esportivos podem gastar mais em função do peso e da potência do motor. Entretanto, se o seu desejo é esse e você tem condições para manter; negócio fechado!

Pesquisa

A internet é a grande aliada da sua escolha. Por isso, nada melhor do que pesquisar. Novo ou seminovo, fazer uma avaliação criteriosa é fundamental, além de um bom test drive.

Como comprar o primeiro carro com planejamento?

Se você já acompanhou o guia com dicas para comprar o primeiro carro, mas ainda não sabe como se planejar financeiramente para adquirir o seu, faça um consórcio. Já pensou nessa possibilidade?

Economia consórcio

Sem juros, o consórcio é um meio facilitado e econômico para adquirir bens ou ampliar o patrimônio, inclusive a frota de veículos da sua empresa.

Como se trata de uma modalidade baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas – em grupos, o consórcio tem a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de bens. Portanto, uma maneira interessante de manter o comprometimento e poupar mês a mês, uma vez que a contemplação ocorre somente por sorteio ou lance, até que todos do grupo sejam contemplados com a carta de crédito.

O que é preciso saber para quem vai comprar o primeiro carro?

Pelo sistema de consórcios, você pode comprar o primeiro carro ou planejar a troca do seu usado para a compra de um zero quilômetro sempre que necessário. São inúmeras possibilidades para programar a sua aquisição sem sobrecarregar o orçamento.

Para você que não sabia ou achava impossível comprar o primeiro carro pagando bem pouco por mês, o consórcio apresenta inúmeras características importantes para te ajudar. Confira 5 coisas que você precisa saber sobre o consórcio:

- Parcelamento integral;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter crédito por sorteio ou de acelerar a contemplação por meio de lances;
- Oportunidade de formar e ampliar o patrimônio;
- Flexibilidade do uso da carta de crédito, uma vez que é possível adquirir carro novo ou seminovo na versão ou marca mais desejada.

Para conhecer os melhores planos e adquirir a sua cota de consórcio, basta fazer uma simulação de compra online com o valor do crédito desejado e conferir todas as alternativas disponíveis. Para facilitar a sua adesão a um plano, é possível comprar uma cota de consórcio online agora mesmo!

Fonte: R7 / Exame

Veja mais notícias