Carros usados desvalorizaram 20% e encalham

Publicado em: 03/12/2012

Uma reportagem do Auto Esporte divulgou que, com a diminuição do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos, carros usados tiveram seus preços diminuídos entre 10% e 20%. Não parece ruim, mas nesse caso, a baixa estaria prejudicando as lojas e revendas multimarcas.

Considerando os preços da tabela FIPE, um Toyota Corolla XLi 2009, custa R$ 42 mil, quase o mesmo valor de um carro novo da marca: o Toyota Etios 1.5 16V XLS, que tem preço sugerido de R$ 42.790.

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flavio Meneghetti, disse ao G1 que mais de 4,5 mil lojas de seminovos fecharam as portas nos últimos 90 dias. O dado é da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

A restrição de crédito é outro fator que  prejudica a venda de carros usados. Os seminovos  também são dados como entrada na compra de carros novos. Desse jeito, a quantidade de carros seminovos nos pátios está cada vez maior. 

 


Veja mais notícias