Trocar as rodas do carro, entenda o que é preciso

Publicado em: 16/08/2012

Quem quer trocar as rodas do carro por rodas esportivas ou rodas de liga leve deve ter alguns cuidados antes de fazer a mudança. Sem as devidas precauções o motorista por infringir a lei e encontrar complicações.

O desempenho do carro pode ser comprometido na hora de mudar as rodas por motivos estéticos, além disso é preciso focar atento ao que o código de trânsito fala sobre a troca das rodas do carro. Segundo os itens I e II do artigo 8, que consta da resolução 292 do Denatran, é proibido aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse conjunto também não pode ultrapassar os limites externos do para-lamas.

Isso quer dizer que não é proibido trocar a roda do carro por outros modelos, mas é preciso manter o equilíbrio entre aro e pneu para que o diâmetro seja mantido. Quando for usar um aro maior será preciso usar um pneu menor, assim, o diâmetro externo do conjunto roda/pneu ficará inalterado.

Muitos carros já saem com rodas de liga leve de série, e algumas montadoras oferem o item como opcional. O preço de uma roda de liga leve varia de acordo com a marca, tamanho do aro, carro para o qual é destinada, entre outros fatores. O mesmo vale para o preço de rodas esportivas.

Vale lembrar que quanto à resistência, rodas de aço e rodas de liga leve são equivalente. É um engano também pensar que substituir as rodas originais do carro por rodas de liga leve não fará o carro acelerar ou parar mais rápido. Para que isso ocorresse seria necessário que as rodas fossem constituídas com ligas nobres, o que reduziria significativamente o peso da roda. Contudo, estas ligas são caras e restritas a carros de luxo ou esportivos de marcas  como BMW e Ferrari.

A vantagem de usar rodas de liga leve estão a longo prazo, pois a suspensão faz um esforço menor. Além disso, os freios também são menos gastos. Além disso, as rodas de liga leve podem ter desenho, porque são fundidas e não criada a partir de uma chapa prensada.

O site Rodas de Liga Leve traz algumas opções e preços de rodas. Veja algumas informações extraídas no site no dia 16/08/2012.

Roda aro 14

MANGELS POLO / ARO 14 / 5 FUROS – R$ 162,50

KR R 9 VW GOL SELEÇÃO / ARO 14 / 4 FUROS – R$ 240,00

KR R 26 GM CHEVROLET MONTANA SPORT / ARO 14 / 4 FUROS - R$ 240,00

FOSH NISSAN 1157 / ARO 19 / 5 FUROS – R$ 775,00

RAMLOW HONDA NEW CIVIC 2012 / ARO 15 / 4 OU 5 FUROS – R$ 292,50

Roda aro 15

KR R 16 GM CHEVROLET ASTRA SS / ARO 15 / 4 FUROS – R$ 270,00

KR R 19 GM CHEVROLET COBALT LTZ / ARO 15 / 4 FUROS – R$  270,00

VASKA Z 170 RENAULT SANDERO STEPWAY / ARO 15 / 4 FUROS – R$ 287,50

SCORRO S 170 PEUGEOT CABRIOLET / ARO 15 / 4 FUROS – R$ 275,00

ITALSPEED UNO SPORTING / ARO 15 / 4 FUROS - R$ 250,00

Roda aro 17

RAMLOW FIAT LINEA TURBO / ARO 17 / 4 E 5 FUROS – R$ 400,00

KR R 14 FIAT PUNTO HLX SPORTING / ARO 17 / 4 FUROS – R$ 425,00

RAMLOW GOLF EUROPEU / ARO 17 / 4 OU 5 FUROS – R$ 400,00

KR R 3 VW GOL G5 / ARO 17 / 4 FUROS – R$ 425,00


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