Placas do Mercosul para veículos passam a ser obrigatórias

Publicado em: 30/01/2020
placas do Mercosul

O modelo de placas Mercosul será implementado em todo o país a partir desta sexta-feira (31). A obrigatoriedade é para todos os veículos que forem emplacados pela primeira vez ou para os que forem transferidos para outro município.

A partir desta data, placas que precisarem ser substituídas por furtos ou danos também serão adaptadas para o novo modelo. Ao invés de ser instalado diretamente pelo Detran, o item será produzido e vendido por empresas credenciadas.

O custo referência da instalação é de R$ 138 para o par de placas e R$ 114 para placa avulsa ou para motos. O valor pode variar entre cada local que oferecer o serviço. A placa, já presente em países como Argentina, Uruguai e Paraguai, também tem sete dígitos, mas com três números e quatro letras. Uma das letras, inclusive, fica entre os números.

Com a novidade, deixa de existir o lacre e entra o QR code, a identificação digital que armazena todo o processo de fabricação da placa, desde o início da matéria-prima até a instalação. Isso permite que a fiscalização aponte o aplicativo para o QR Code e identifique as características do veículo em tempo real na consulta da base nacional. Vale ressaltar que as placas atuais valerão até o fim da vida útil do veículo.

Cores

Não haverá mais mudança de cor do fundo da placa de acordo com a categoria do carro. O que vai mudar é a cor das letras:

-Preta: para carros de passeio
-Vermelha: para os comerciais
-Azul: para veículos oficiais
-Verde: para carros em teste
-Dourada: para diplomáticos
-Prateada: para colecionadores

Veja mais notícias