O que é e como funciona a contemplação em um consórcio?

Publicado em: 03/10/2017
 O que é e como funciona a contemplação em um consórcio?

A contemplação do sistema de consórcio funciona por meio de sorteios e lances, que acontecem durantes as assembleias mensais, que são transmitidas ao vivo e acompanhadas online. É um dos momentos mais aguardados pelos participantes, que dessa forma, passam a ter o direito de receber e usar a carta de crédito.

Para ser contemplado, é preciso estar em dia com os pagamentos e manter a disciplina até o encerramento do grupo. Não há como assegurar uma data específica. Entretanto, a mesma deverá ocorrer dentro do prazo estipulado pelo grupo. É preciso ter paciência e tranquilidade. Afinal, é um sistema de compra programada.

Sem depender exclusivamente da sorte, a oferta de lance passa a ser uma outra facilidade para quem deseja antecipar a própria contemplação. O lance é um valor que você poderá ofertar para aumentar suas chances de contemplação. Se houver empate, será contemplada a cota mais próxima da cota sorteada. Consulte a sua administradora para mais informações.

Como funciona?

O Sistema de Consórcios é modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, com a finalidade é formar poupança comum destinada à aquisição de bens móveis, Automóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.

O princípio do Sistema de Consórcios é o seguinte: os consorciados, também conhecidos por cotistas, contribuem com parcela destinada à formação de poupança comum. Todos os participantes do grupo têm assegurado o direito de utilizar essa poupança para a aquisição de bem ou serviço, de acordo com as regras previstas no contrato do grupo. Ou seja, as contribuições pagas ao grupo destinam-se, periodicamente, a contemplar seus integrantes com crédito que será destinado à compra de bem ou aquisição de serviço.

Portanto, consórcio é a arte de poupar em grupo. Se você não precisa de imediato de um determinado bem ou serviço e se puder aplicar parte de sua renda, aquela que não será utilizada como despesa, você tem o perfil de um poupador e, portanto, de um consorciado.

Prestações

A data de vencimento da prestação é fixada pela administradora. O consorciado obriga-se a pagar, na periodicidade indicada em contrato, prestação cujo valor será a soma das importâncias referentes ao fundo comum, ao fundo de reserva (se existente), seguro (se contratado) e à taxa de administração.

Contemplação

A contemplação é a atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição de bem ou serviço, bem como para a restituição das parcelas pagas.
Duas são as modalidades de contemplação:

Sorteio - a contemplação por essa modalidade reflete a própria essência do Consórcio, de vez que todo consorciado ativo em dia com o pagamento de suas contribuições e o consorciado excluído concorrem em absoluta igualdade de condições.

É consorciado ativo aquele que mantém vínculo obrigacional com o grupo, excetuado o participante inadimplente não contemplado e o excluído. Para assegurar seu direito de participar do sorteio verifique no contrato quais as condições exigidas.

Lance - após a realização do sorteio, será admitida a contemplação mediante o oferecimento de lance pelos consorciados ativos. Os critérios para oferta e desempate de lances serão definidos em contrato. Portanto, verifique no contrato, que você assinou, as condições para participar do sistema de lance.

É admitida, desde que previsto em contrato, a contemplação por meio de lance embutido, que nada mais é do que a oferta de recursos mediante utilização de parte do valor do crédito previsto para distribuição na respectiva assembleia.

Lembramos que nenhum vendedor ou administradora pode oferecer ou comercializar cotas de consórcio contempladas, e de forma alguma podem garantir uma data específica para a sua contemplação.

Utilização do Crédito Contemplado

O consorciado contemplado poderá utilizar o crédito para adquirir o bem, conforme estabelece o contrato.

Para utilizar o crédito, o consorciado ativo contemplado deverá apresentar garantias ao grupo, que estarão indicadas no contrato firmado. O contemplado poderá determinar o momento da aquisição e indicar a pessoa vendedora do bem ou prestador do serviço.

O contemplado poderá destinar o crédito para a quitação total de financiamento de sua titularidade, sujeita à prévia anuência da administradora e ao atendimento de condições estabelecidas no contrato de consórcio.

O consorciado contemplado poderá, ainda, solicitar a conversão do crédito em dinheiro, após 180 dias da contemplação. Para tanto, deverá pagar integralmente o débito junto ao grupo e à administradora, cujo valor poderá ser deduzido do crédito a que tem direito.

Veja mais notícias