O que é carta de crédito para carros e como funciona?

Publicado em: 19/04/2017
O que é carta de crédito para carros e como funciona?

Muita gente tem dúvidas quando o assunto é consórcio de carros. Quem entende do assunto, sabe que a modalidade é a alternativa mais econômica na hora de comprar parcelado, devido às vantagens dos planos e, principalmente, do parcelamento sem juros.

Para não restar nenhuma dúvida, hoje vamos tratar de um assunto dentro do universo dos consórcios de carros que é um dos principais questionamentos não apenas de quem está pensando em adquirir um cota, mas também do próprio consorciado que está a espera de ser contemplado: a carta de crédito!

O que é carta de crédito para carros e automóveis?

Para saber o que é a carta de crédito, (ou carta do consórcio de carros, carta contemplada) basta  imaginá-la como um montante à vista. Vamos explicar: a carta de crédito é utilizada no sistema de consórcio de automóveis para “pagar” os participantes, que em grupos, aguardaram até a sua contemplação. Essa contemplação é o momento mais esperado por quem participa de um consórcio, já que é nesse período em que o tão sonhado carro será adquirido.

Como funciona a carta de crédito para carros e automóveis?

Uma carta de crédito para automóveis é usada em intermediações de compra e venda. Ela te dará acesso ao carro desejado. Há duas formas de obtê-la: por meio do sorteio, que é realizado mensalmente, para quem está adimplente com as parcelas do consórcio; e por meio de lances: quem ofertar o lance com o valor mais alto terá acesso à carta.

Economia consórcio


 

Maior vantagem da carta de crédito para carros

Sem dúvida, a maior vantagem da carta de crédito para carros é que ela tem o mesmo valor do dinheiro à vista e isso te possibilita a realizar as melhores negociações na hora da compra. Além disso, a valorização da carta de crédito acompanha o reajuste estipulado pelos fabricantes, mantendo, assim, o seu poder de compra.

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode buscar pelas melhores ofertas e fechar o melhor negócio na compra de seu automóvel. Se por acaso o valor do automóvel for inferior ao do crédito contratado, o consorciado pode utilizar o saldo restante para quitar parcelas a vencer, na ordem inversa. Já se o valor for superior, a administradora está desobrigada a pagar a diferença, sendo responsabilidade do consorciado.

É importante lembrar que depois de ser contemplado, o consorciado precisa dirigir-se até a sua administradora de consórcio para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à documentação para a liberação da sua carta de crédito. O cliente precisa do aval da administradora para poder fechar o negócio.

Como ser contemplado com a carta de crédito do consórcio de carros?

Para ser contemplado e poder comprar seu automóvel, há duas formas: sorteios e lances.

Sorteios

Os sorteios acontecem assim: são retiradas do globo giratório, 10 bolinhas, onde a cota contemplada por sorteio será aquela que ficar na décima posição. Caso a mesma já esteja contemplada ou esteja com alguma parcela em atraso, a contemplação será revertida para a nona, e assim, por diante. Essa é uma regra da assembleia e não poderá ser mudada em nenhum tipo de ocasião.
 
A quantidade de sorteios mensais depende e varia conforme a administradora. Cada uma delas tem suas próprias regras, que estarão no seu contrato. Além disso, o número de sorteios também pode depender de acordo com quantos participantes há no determinado grupo, pois quanto mais consorciados estiverem participando, mais dinheiro será arrecadado para a compra do automóvel.

Lances

Após a realização do sorteio mensal, os consorciados podem fazer uma oferta de lance. A maior oferta vence.

No lance livre, você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. Já no lance fixo, você deve ofertar um percentual fixo, sendo este 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Nesse tipo de lance, você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o valor do seu lance. Há ainda o  lance de antecipação, onde você pode antecipar o valor que desejar e, assim, o saldo vai acumular para uma possível oferta de lance ou abatimento de parcelas.

Como escolher o valor da minha carta de crédito para carros?

Você é quem escolhe o valor da sua carta de crédito. Geralmente o valor condiz com o automóvel que você desejar comprar. Se você ainda não sabe ou não tem certeza, não há problema. Você pode optar por um valor aproximado ao que deseja ou, ainda, aquele que você pode pagar quando desmembrado em parcelas.

Esse valor é diluído em um prazo predeterminado e essa escolha pode ser de acordo com as suas organizações financeiras e com o seu orçamento. Vale ressaltar que em prazos maiores, as parcelas tornam-se mais acessíveis, sem sobrecarregar suas finanças.

Simulação

Simule uma compra e tenha ideia de como vai ficar o seu plano de consórcio e o valor da sua carta de crédito. É simples, basta fazer uma simulação de acordo com o valor do crédito pretendido e você saberá quanto vai pagar mensalmente. Veja o passo a passo da simulação:

1 - Vá ao simulador do Consórcio de Automóveis, é no quadro azul!
2 - Escolha o tipo de simulação que você deseja fazer. Você pode optar pelo valor total do crédito ou pelo valor da parcela. Basta clicar em: Crédito ou Parcela.
3 - Depois, arraste o botão até o obter aproximadamente o valor que deseja.
4 - Clique em Continuar e insira, então, seus dados pessoais: nome, e-mail, telefone e CEP.
5 - Agora é só clicar em Ver Planos e as opções disponíveis para o crédito ou para a parcela que você escolheu vão aparecer na sua tela.
6 - E então, basta escolher entre as opções disponíveis e comprar a sua cota!

Se ficar com alguma dúvida durante esse processo ou em qualquer momento, basta você solicitar uma ligação e um de nossos consultores entrará em contato para te ajudar com quaisquer esclarecimentos.

Abaixo seguem dois exemplos de planos para que você entenda ainda mais:

Vamos supor que você escolheu fazer a simulação pelo valor das parcelas, sendo estas no valor de 600 reais. Entre as opções para esse preço estão os planos de 50 a 80 parcelas e as alternativas de crédito são para automóveis partir de 27 mil, podendo chegar a 45 mil reais.

Em outra situação, vamos presumir que você já tenha em mente o carro que gostaria de comprar e ele custa cerca de 60 mil reais. Ao fazermos a simulação com este valor, as parcelas vão de 36 a 80 meses, custando em torno de 800 a 1.500 reais cada.

Você pode fazer quantas simulações quiser, com diferentes valores, tanto de parcelas como de crédito total e, dessa forma, com certeza vai encontrar uma alternativa que se encaixará perfeitamente ao seu perfil, fazendo com que você consiga pagar as mensalidades tranquilamente sem prejudicar o seu orçamento.

Não espere mais para programar a compra do veículo. Com o Consórcio de Automóveis é possível essa realização!

Veja mais notícias