Indústria automotiva deve aumentar produção em 25%

Publicado em: 25/04/2013

 

A autoindústria deve aumentar sua capacidade produtiva em cerca de 25% até o ano de 2017, de acordo com o novo presidente da Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan Yabiku Júnior. Estima-se que 5,6 milhões de veículos serão produzidos, ultrapassando os atuais 4,5 milhões.

Yabiku, que é executivo da GM (General Motors), assumiu o cargo de presidência da Anfavea esta semana. Segundo ele, a associação defende a criação de um programa de incentivo à indústria de autopeças, que visa a produção de elementos tecnologicamente bem desenvolvidos sem a necessidade de importar componentes eletrônicos avançados. O grande desafio é que o Brasil passe a fabricar itens de padrões internacionais, com maior valor agregado.

Além do aumento de produção, o presidente da Anfavea pretende mais que dobrar, a médio prazo, o número de exportação de veículos, que hoje corresponde a 420 mil unidades por ano. Em 2005, esse número equivalia a apenas 900 unidades. De acordo com ele, a associação está dialogando com o governo para propor uma nova política automotiva voltada para a exportação.

A Anfavea foi fundada em 15 de maio de 1956 e reúne empresas fabricantes de veículos, como comerciais leve, automóveis, ônibus e caminhões, e máquinas agrícolas automotrizes, como retroescavadeiras, colheitadeiras, tratores de rodas e esteiras. A entidade tem sua sede na cidade de São Paulo e escritório de representação em Brasília.  


Veja mais notícias