Férias? Tenha 7 cuidados para uma boa viagem de carro

Publicado em: 18/12/2018
Férias? Tenha 7 cuidados para uma boa viagem de carro

Final de ano: sinônimo de festas, férias e diversão! Dezembro e janeiro representam recordes nas estradas brasileiras, já que milhares de pessoas saem em busca de diversão e descanso. Porém, com tanta gente nas ruas, essa época do ano também é marcada por acidentes rodoviários, além de problemas no automóvel ou outros empecilhos que podem estragar as suas tão sonhadas férias!

Por isso, é importante ter alguns cuidados antes de pegar a estrada. Cuidar da manutenção do veículo e respeitar as leis de trânsito são fatores importantíssimos para garantir mais segurança e uma viagem tranquila!

Veja algumas dicas para fazer uma boa viagem de férias:

1. Planejamento

Leve consigo a documentação, incluindo o contato do seu seguro de auto. Pesquise a rota e sobre a condição das estradas e rodovias pelas quais vai passar. Uma dica é utilizar aplicativos como o Waze para traçar o seu caminho e ajudar a monitorá-lo.

2. Confira o óleo

Quanto falta para a próxima troca de óleo? Ela vai acontecer durante a viagem? É recomendável fazer essa conta. Caso a quilometragem limite para o óleo seja alcançada durante as férias, pode ser melhor fazer a troca antes. Aproveite para checar se todos os filtros estão em ordem, se o carro tem algum farol queimado e se as paletas estão em bom estado – quando gastas, além de não limpar corretamente, ainda colaboram para que o para-brisa fique mais sujo.

3. Calibre os pneus

Pneus descalibrados são um grande fator de risco. Se estão muito baixos, aumentam o desgaste do automóvel. Se ficam muito altos, perdem a aderência. A pressão ideal é a que está no Manual do Proprietário do Veículo, para carga completa (5 passageiros) ou carga normal (até 3 passageiros), pneus dianteiros, traseiros e estepe. Não confie na informação de frentistas, borracheiros ou outros ‘entendidos’. Ninguém consegue saber de memória as recomendações de pressão para todos os veículos. Lembre-se também de encher os pneus quando eles estão frios. Se já rodaram bastante e ficaram aquecidos, o ar dentro deles se expande. Resultado: ao esfriar, o pneu vai ter menos pressão do que você colocou.

4. Alinhe e balanceie

A suspensão do veículo é formada por componentes que são montados em ângulos e posições específicas. Com o uso, devido a vibrações e choques em buracos ou asfalto irregular, esses ângulos sofrem alterações. Isso faz com que o veículo tenda a ir para um determinado lado em linha reta. Os pneus podem ‘cantar’ em curvas mesmo a baixa velocidade e o veículo pode ter que arrastar as rodas para seguir em frente, gastando mais combustível e mais os pneus. O alinhamento e o balanceamento são cruciais para evitar e corrigir esse tipo de problema grave. É bom realizar os dois procedimentos a cada 10 000 quilômetros, ou a cada revisão mecânica ou sempre que o carro tiver passado por algum impacto, como buracos.

5. Encha o tanque

Muitas vezes, você vai encontrar longos trechos de estrada sem nenhum posto de gasolina. É sempre bom, ao longo da viagem, aproveitar todas as oportunidades para manter o tanque cheio. As paradas para abastecer também são úteis para o condutor descansar um pouco. O ideal é repousar ou trocar de motorista a cada 300 quilômetros de trajeto.

6. Criança

As regras de transporte de crianças variam de acordo com a faixa etária. Crianças até 10 anos devem ser levadas no banco traseiro do carro. Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no bebê conforto, de costas. Crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas na cadeirinha, presas com cinto. Crianças entre 4 e 7 anos devem ser levadas em assentos com elevação. Já crianças de 7 a 10 anos devem utilizar apenas o cinto de segurança do auto.

7. Regras de trânsito

Respeite todas as regras de trânsito. Esteja atento aos limites de velocidade e mesmo diante de um trânsito intenso (o que é bem comum nessa época, principalmente para quem o tem o litoral como destino) não trafegue pelo acostamento e faça apenas ultrapassagens seguras e permitidas. Cuide de sua segurança, dos seus passageiros e dos pedestres!

Boas férias e faça uma excelente viagem!



 

FONTE: Quatro Rodas

Veja mais notícias