Dicas consórcio: É importante calibrar os pneus do carro

Publicado em: 18/04/2012

Para garantir maior vida útil aos pneus de seu carro vários cuidados são necessários, entre eles a calibragem. Andar com os pneus com pressão cerca de 20% abaixo da especificada no manual pode reduzir em até 30% a vida útil deles.

Além disso, quando você transita com os pneus murchos, o consumo de combustível aumenta entre 18% a 25% mais, segundo a produtora de pneus Bridgestone.

Mas também não adianta deixar a pressão acima do recomendado no manual. O excesso pode causar maior desgaste dos pneus, além de diminuir a estabilidade em curvas e ter maior propensão de estouros e rachadura na base dos sulcos.

Segundo levantamento da Bridgestone, os motoristas desperdiçam 100 milhões de litros de combustível, anualmente, por não calibrarem os pneus da forma correta. Isso reflete em uma emissão extra de 236 milhões de quilos de CO2 (gás carbônico) na atmosfera.

Dica: cuide também das condições do estepe e mantenha-lo sempre pronto para uso. Uma sugestão é enchê-lo com até cinco libras mais que o normal, já que, em geral, são calibrados com menor frequência que os pneus em uso. Para saber a pressão correta do pneu, verifique o manual do veículo. Lembre-se de fazer a calibragem com pneu frio.


Veja mais notícias