Consórcio para o meu primeiro carro vale a pena?

Publicado em: 23/02/2017
A compra do 1º automóvel

A compra do primeiro carro está entre os maiores sonhos dos brasileiros. Seja jovem ou adulto, poupar dinheiro e pagá-lo à vista ainda não representa a situação de muitos que desejam um veículo. Com o aumento dos juros e restrição de crédito cada vez mais frequente, fechar um negócio ficou mais difícil para quem não tem o valor total para pagamento à vista.

Por isso, entre comprar um carro zero quilômetro ou seminovo, é importante analisar as alternativas e ponderar todos os valores. Muitas vezes, pagar muito barato, pode sair caro com os reparos frequentes. Por isso, nada melhor do que avaliar as possibilidades diante do seu orçamento.

Está pensando e planejando a realização desse sonho pela 1ª vez? Confira algumas dicas importantes para não errar na compra:

- Considere a sua capacidade de pagamento;
- Contabilize todos os gastos que terá com o carro;
- Avalie se é melhor ter um carro novo ou usado;
- Não escolha o modelo por pressão ou impulso;
- Avalie a sua necessidade e o valor de um seguro, além de outras despesas, como o IPVA.

Uma opção atraente é o sistema de consórcio para programar a compra do primeiro carro. Vale a pena para quem não necessita imediatamente do bem e pode aguardar com tranquilidade até a chegada da contemplação, que ocorrem por meio dos sorteios ou ofertas de lance. Como se trata de uma compra programada, é possível escolher um prazo maior e assim, ter mais tempo para fazer a escolha certa.

Para participar do Consórcio de Automóveis não é necessário avalista. Tanto o valor do crédito para a compra do bem como as parcelas são corrigidos quando há valorização, mediante preços estipulados pelos fabricantes e com base na tabela do IPCA.

Aquele que ainda não tem um veículo, o consórcio ajuda na compra do primeiro, na troca por um mais novo ou ainda, zero quilômetro. Além de adquirir um novo bem, o consórcio ainda ajuda a aumentar esse patrimônio, principalmente para quem deseja ter ou expandir a frota da própria empresa.

Como funciona

Em grupos, os participantes contribuem mensalmente com valores predeterminados, correspondentes ao parcelamento total de cada bem. Esse fundo comum é utilizado posteriormente para as contemplações e como se trata de um dos momentos mais aguardados, todos precisam estar com as parcelas em dia. Por isso, passam a ter mais motivação e disciplina do que poupar por conta própria.

Todos os participantes do grupo têm assegurado o direito de utilizar essa poupança para a aquisição do bem ou serviço estabelecido em contrato, seguindo também as regras já estabelecidas.

Cabe ao Banco Central fiscalizar o Sistema de Consórcios, de acordo com a Lei n° 11.795/2008. No site da instituição é possível encontrar informações específicas sobre as administradoras, tais como empresas autorizadas e com reclamações, impedidas ou não de constituir novos grupos. Por isso, é importante buscar referências e informações sobre a sua administradora. Dessa forma, é possível garantir melhor a sua realização e assegurar os futuros objetivos.

Além de consultar as informações do Banco Central, é importante que o cotista leia atentamente as cláusulas do contrato antes mesmo de assiná-lo. Solicitar ao vendedor, todos os esclarecimentos que julgar necessário, além de verificar o crédito indicado no contrato, o prazo de duração do grupo, percentual de contribuições, despesas que serão cobradas, tipos de seguro que poderão ser exigidos, e garantias que deverão ser fornecidas quando ocorrer a contemplação.

Lembre-se que o que foi acordado com o vendedor do consórcio deve estar presente no contrato, pois apenas o que consta neste documento tem validade. Portanto, não acredite em promessas verbais ou sem fundamentos.

Ao fazer parte de um consórcio, é possível escolher o valor do bem ou da parcela mensal e analisar todos os planos disponíveis. Diante de tantas marcas, cores e modelos, a escolha não é o problema. Com a carta de crédito em mãos, é possível barganhar descontos e fechar ótimos negócios em concessionárias autorizadas. Basta informar que o pagamento será feito à vista com a sua carta de crédito do consórcio.

Se você é um bom poupador e o plano escolhido no início da adesão foi realizado para médio ou longo prazo, o consórcio permite antecipar e até mesmo quitar os pagamentos. Como não há juros ou parcelas intermediárias, é mais fácil economizar diante de parcelas acessíveis.

Para que a sua contemplação chegue mais rápido, a oferta de lance é permitida sem complicações, idealizadas justamente para facilitar e antecipar a retirada da carta de crédito. Esse tipo de contemplação ocorre quando um valor de abatimento de crédito é oferecido. Para ofertá-lo é preciso entrar em contato com a sua administradora, responsável por gerenciar todas as etapas do seu consórcio.

Troca de Chaves

Se você já tem um carro, mas está insatisfeito com ele, o consórcio ajuda nessa etapa também. Quando o assunto é carro zero quilômetro, o Plano Troca de Chaves foi desenvolvido especialmente para quem quer trocar o carro usado por um mais novo. Basta oferecer o automóvel atual ao negociar a compra de um automóvel com qualquer concessionária autorizada. Nesse caso, o valor do veículo usado poderá cobrir de forma parcial ou total o lance.

O veículo usado deverá estar em nome do consorciado ou parentes de 1º grau (pais, cônjuge ou filhos). O plano não pode ser utilizado na aquisição de carros particulares.

O cliente deverá solicitar uma avaliação (em empresa terceirizada já definida pela administradora) sobre o valor do veículo que venderá como parte do pagamento. O valor da avaliação será deduzido do crédito a ser pago à concessionária. A concessionária deverá assumir esse compromisso de compra com o veículo usado.

Simulação

Há diversas opções de planos e créditos para a compra do seu primeiro carro. Por isso, o simulador de consórcio é uma ferramenta online utilizada para facilitar a sua escolha. Confira na sequência, como funciona o simulador de consórcio de automóveis:

- Acesse o simulador do Consórcio de Automóveis;
- Escolha simular por valor de crédito ou de parcela mensal;
- Na sequência, selecione o valor mais desejado e continue!
- Preencha os campos em branco com os dados pessoais para um atendimento mais personalizado e pronto!

Antes de comprar online a sua cota de consórcio, o simulador proporciona uma previsão de todos os valores. Assim fica mais fácil manter as parcelas em dia, sem sobrecarregar o orçamento.

Para a sua comodidade, além de comprar online e esclarecer as suas dúvidas através dos canais de atendimento, é possível manter todo o controle das suas parcelas, informações sobre grupo, cota, contemplações e sorteios mensais, além de poder imprimir a 2ª via do boleto e ofertar um lance no espaço destinado para clientes.

Quando contemplado, conte com um Guia exclusivo, que poderá ajudá-lo na relação dos documentos, formas de envio, análise de crédito, documentação do bem e aquisição. São inúmeras facilidades para deixar a sua primeira compra ainda mais atraente.

Faça a sua simulação de consórcio e confira inúmeras vantagens para realizar o seu sonho! Agende uma visita, solicite uma ligação ou realize a sua compra online agora mesmo.

Veja mais notícias