Como comprar um consórcio de carro?

Publicado em: 11/10/2019
Como comprar um consórcio de carro?

O mercado disponibiliza uma série de alternativas para você adquirir o tão sonhado carro. Entre as mais comuns e acessíveis está o sistema de consórcios. Não restam dúvidas de que esse meio proporciona economia e facilidade para quem deseja comprar um carro de maneira programada. A taxa de administração envolvida no consórcio de carro é diluída durante todo o plano, sem sobrecarregar o orçamento. É bem diferente dos juros.

No caso de um financiamento, por exemplo, há empréstimo de dinheiro para a compra do bem. Consequentemente, envolve mais juros para ter o automóvel de maneira imediata. Acontece que além da burocracia e do valor de entrada, o financiamento passa a ser uma dívida financeira junto à instituição financeira com um período pré-determinado para a liquidação.

No consórcio de carro, a compra é baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens. Toda a formação desses grupos é gerenciada por uma administradora de consórcios, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Dessa forma, você pode fazer um consórcio para adquirir uma infinidade de produtos, como automóvel zero quilômetro ou seminovo, da marca ou versão mais desejada.

Não há empréstimo de dinheiro. O consórcio de carro funciona como um autofinanciamento. O valor do bem é diluído em um prazo e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período, ou seja, é uma forma de poupar com mais disciplina. Mensalmente ou conforme o contrato, há a contemplação por sorteio ou lance com o crédito no valor do bem contratado, ocorrendo ainda, até que todos sejam atendidos.

Como comprar uma cota de consórcio de carro?

Para fazer parte de consórcio de carro é preciso adquirir uma ou mais cotas. Descrevendo de uma maneira bem simples, a cota de consórcio representa a parte do valor total. É ainda, um número de identificação individual, que representa o consorciado em meio aos outros participantes do sistema de consórcios. Todas as informações referentes ao consórcio, como histórico de pagamentos, plano escolhido e participação ficam vinculadas ao número da cota.

Para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio, é preciso avaliar muito bem a administradora de consórcios antes de fechar qualquer negócio. Consulte todas as informações necessárias junto ao Banco Central. Essa atitude é importante para evitar problemas futuros.

Ao fazer um consórcio de carro, além das vantagens, você pode escolher ainda, o plano de pagamento e o valor da carta de crédito necessário para a compra do veículo. Dessa forma, o Consórcio de Automóveis permite simular uma ou mais vezes, a compra de um consórcio de carro online.

Simulando um consórcio com o valor do crédito que necessita, é possível encontrar qual plano poderia se encaixar melhor no seu orçamento. É ainda, uma oportunidade de conhecer outras possibilidades e programar a sua compra sem juros. Confira na sequência, como é simples e rápido simular um consórcio de carro:

- Escolha o bem que deseja adquirir de maneira programada. Nesse caso, o automóvel; picape, compacto ou sedã desejado. Tanto a escolha do plano como a do bem é bastante flexível. Portanto, não se preocupe;
- Selecione o método de simulação por valor de crédito ou da parcela que será simulado online;
- Informe os seus dados pessoais para um atendimento personalizado e confira todos os planos e parcelas disponíveis;
- Pelo Consórcio de Automóveis é possível fazer uma ou mais simulações até encontrar a alternativa ideal, de acordo com o objetivo de compra!
 

Conheça as características do consórcio de carro

O consórcio proporciona infinitas possibilidades. É mais indicado para quem não necessita imediatamente do bem. Em todo caso, para não depender somente da sorte, a oferta de lances é permitida para aumentar as chances de contemplação. Confira outras características importantes do consórcio de carro:

- Parcelamento Integral;
- Diversidade de prazos para pagamentos;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio;
- Possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
- Oportunidade de formar e ampliar patrimônio;
- Flexibilidade do uso do crédito.

A adesão é sem burocracia e você já começa a concorrer aos sorteios durante as assembleias. Confira outras vantagens e adquira a sua cota de consórcio de carro agora mesmo.

A compra de um consórcio de carro requer planejamento e comprometimento. Portanto, na hora de contratar um plano e adquirir a sua cota, avalie todas as etapas: entenda como funciona, conheça as formas de contemplação, as facilidades e ainda, normas e responsabilidades.

Fonte: ABAC

Veja mais notícias