Carta de consórcio: como funciona?

Publicado em: 16/05/2017
Carta de consórcio: como funciona?

A carta de consórcio é o crédito que você recebe quando é contemplado. Seja por sorteio, pela oferta de lances ou ainda pela finalização do seu grupo de consórcio, é essa carta que te levará à realização do sonho.

Conseguir a carta de crédito é o momento mais aguardado por quem participa de um grupo de consórcios, pois é através dela que o consorciado finalmente vai comprar seu tão aguardado automóvel.

Entendendo o consórcio

O consórcio é um tipo de poupança ou compra programada, que tem a finalidade de formar economias para a aquisição de bens, que podem ser móveis, imóveis ou serviços. Baseado na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, os participantes contribuem com valores mensais correspondentes ao parcelamento total dos bens. Se trata de uma forma facilitada e econômica de poupar mais até o momento da contemplação.
 
Se você está a procura de um investimento inteligente, mais econômico e em médio ou longo prazo, o consórcio é perfeito para você! A modalidade de compra é indicada para quem não tem pressa e para quem não necessita imediatamente do bem. Assim, quem vai comprar um carro, pode ter, de forma planejada um automóvel novo ou seminovo, da cor, modelo ou versão que desejar. O consórcio disponibiliza inúmeros planos, que podem ser escolhidos e simulados antes de qualquer compra. Dessa forma, é possível prever valores e escolher sempre a melhor alternativa para o seu bolso.

Mais características do consórcio de automóveis

- Parcelamento integral;
- Diversidade de prazos para pagamento;
- Poder de compra à vista;
- Possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio e de acelerar a contemplação por meio de lances;
- Alternativa para formar e ampliar o patrimônio pessoal, familiar ou profissional;
- Flexibilidade para usar o crédito na compra do bem mais desejado conforme os planos, bens e cartas de crédito disponibilizadas pela sua administradora de consórcios.

Carta de consórcio: como funciona?

Para ser contemplado com a carta de crédito do consórcio e comprar um carro é preciso ingressar no Sistema de consórcio, escolher um plano e, é claro, o valor da carta de crédito. O valor é estipulado por você! Para entender melhor como isso funciona, faça uma simulação de compra e veja os planos disponíveis de acordo com o valor que você escolher.
 
O valor do bem é diluído em um prazo predeterminado e a escolha desse prazo pode ser de acordo com as suas necessidades e orçamento. Vale ressaltar que em prazos maiores, as parcelas tornam-se ainda mais acessíveis, sem sobrecarregar suas finanças.

Assim, as contemplações vão ocorrendo dentro do seu grupo de consórcio. Por sorteio mensal, lances ou mesmo pelo fim do contrato,todos vão sendo contemplados com a carta de crédito do consórcio contratado. Esse processo ocorre até que todos tenham recebido.
 
Diferentemente de um empréstimo, por exemplo, o consórcio não tem juros, apenas uma pequena taxa de administração, que é diluída durante todo o plano e não sobrecarrega o seu orçamento, tornando o investimento mais seguro.

Sorteios

Os sorteios acontecem assim: são retiradas do globo giratório, 10 bolinhas, onde a cota contemplada por sorteio será aquela que ficar na décima posição. Caso a mesma já esteja contemplada ou esteja com alguma parcela em atraso, a contemplação será revertida para a nona, e assim, por diante. Essa é uma regra da assembleia e não poderá ser mudada em nenhum tipo de ocasião.
 
A quantidade de sorteios mensais depende e varia conforme a administradora. Cada uma delas tem suas próprias regras, que estarão no seu contrato. Além disso, o número de sorteios também pode depender de acordo com quantos participantes há no determinado grupo, pois quanto mais consorciados estiverem participando, mais dinheiro será arrecadado para a compra do automóvel.

Lances

Após a realização do sorteio mensal, os consorciados podem fazer uma oferta de lance. A maior oferta vence.

No lance livre, você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. Já no lance fixo, você deve ofertar um percentual fixo, sendo este 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Nesse tipo de lance, você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o valor do seu lance. Há ainda o  lance de antecipação, onde você pode antecipar o valor que desejar e, assim, o saldo vai acumular para uma possível oferta de lance ou abatimento de parcelas.

Depois de ser contemplado com a carta de consórcio para adquirir o tão sonhado carro e lembre-se de que com o consórcio é possível ter o poder de comprar à vista,e, por isso, pode negociar excelentes descontos. Aproveite mais esse benefício da modalidade!

Para conhecer todos os planos e bens disponíveis, faça uma simulação de compra:
1 - Vá ao simulador do Consórcio de Automóveis, é no quadro azul!
2 - Escolha o tipo de simulação que você deseja fazer. Você pode optar pelo valor total do crédito ou pelo valor da parcela. Basta clicar em: Crédito ou Parcela.
3 - Depois, arraste o botão até o obter aproximadamente o valor que deseja.
4 - Clique em Continuar e insira, então, seus dados pessoais: nome, e-mail, telefone e CEP.
5 - Agora é só clicar em Ver Planos e as opções disponíveis para o crédito ou para a parcela que você escolheu vão aparecer na sua tela.
6 - E então, basta escolher entre as opções disponíveis e comprar a sua cota!

Se ficar com alguma dúvida durante esse processo ou em qualquer momento, basta você solicitar uma ligação e um de nossos consultores entrará em contato para te ajudar com quaisquer esclarecimentos.

Dica: escolha uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Assim, é possível ter mais segurança e garantias diante de um contrato de adesão firmado. Você também pode buscar informações com pessoas que já fizeram um consórcio e , ainda, acompanhar o ranking de administradoras por índice de reclamações, divulgado com frequência pelo Banco Central do Brasil.

O Consórcio de Automóveis é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central, oferecendo ainda mais segurança e garantia para você! 

Veja mais notícias