6 dúvidas sobre consórcio de automóveis

Publicado em: 30/11/2016
6 dúvidas sobre consórcio de automóveis

O sistema de consórcios é uma modalidade de compra parcelada cada vez mais comum no Brasil. Seu crescimento é atenuante a cada mês e milhares de pessoas já compraram um bem por meio da carta de crédito.

Mesmo com toda a popularidade que vem ganhando, muita gente ainda tem algumas dúvidas sobre o consórcio. Se você quer comprar um automóvel e ainda não tem certeza qual modalidade escolher, confira abaixo os principais questionamentos sobre o consórcio. Você verá como é vantajoso e simples.

Dúvidas

1- Comprovação de renda

Não é preciso comprovar renda para adquirir uma cota. Afinal, o consorciado é um credor que está colocando dinheiro em algo que ainda não tem. Após a contemplação, é preciso comprovar renda para adquirir o bem. Quando isso acontece, seja por sorteio ou lance, a pessoa deixa de ser credora e passa a ser devedora, pois vai comprar o bem com recursos do grupo de consórcio de carros.

2- Garantia de contemplação

O vendedor não pode prometer que você será contemplado em determinado mês. É impossível prever o mês de contemplação. Isso porque os lances são fechados e divulgados somente após assembleia. Na oferta de lances, não há como saber se o valor ofertado é o maior e que será o vencedor. A outra forma é o sorteio. E, como o próprio nome já diz, conta única e exclusivamente com a ajuda da sorte.

3- Uso do crédito

Para poder retirar a carta de crédito em espécie, o consorciado precisa quitar o consórcio de carros ou esperar até o fim do grupo. Isso porque é preciso ter alguma garantia de pagamento para segurança financeira do grupo. Quando é usado para um bem, como um carro, ele é a garantia de pagamento. Caso a pessoa não pague, a administradora pode tomar o bem. Já com dinheiro, isso não tem como fazer.

4- Compra de carros usados

Ao adquirir uma cota de consórcio de carros, o valor do crédito tem sempre algum bem como referência. No caso de consórcio de carros, este bem pode ser um carro novo ou um usado. O importante é o valor do crédito.

5- Retirada do bem após contemplação

Muitos entram em um consórcio de carros sem pressa alguma e querem apenas fazer uma “poupança”. Inclusive, é comum ouvir de algumas dessas pessoas que elas não querem ser contempladas, pois não pretendem adquirir o bem. Contudo, ninguém é obrigado a adquirir o bem após a contemplação. Mesmo contemplado, o consorciado pode esperar para comprar quando quiser. Após a contemplação, a administradora investe o valor da carta, que passa a render. Neste caso, o consórcio acaba se tornando um ótimo investimento, no qual o consorciado paga um pequeno valor de parcela, mas tem rendimento sobre o valor total da carta.

6- Não tem juros

O consórcio de carros realmente não tem juros! Comparado a um financiamento, ele é bem mais vantajoso na parte dos custos. No entanto, em cada uma das parcelas está embutido um percentual de taxa administrativa. Essa taxa varia de administradora para administradora.

Para saber o número e o valor das parcelas, basta fazer uma simulação e os planos serão apresentados para o seu conhecimento. Caso você ainda precise mais informações, solicite uma ligação e um dos consultores do Consórcio de Automóveis vai entrar em contato com você e te explicar tudo direitinho!

O consórcio é mais vantajoso, aproveite!


FONTE: Carsale

Veja mais notícias