10 Motivos para você fazer um consórcio de carro agora

Publicado em: 08/03/2017
10 Motivos para você fazer um consórcio de carro agora

Quer bons motivos para comprar o seu carro? Faça um consórcio sem juros, com planos maiores e parcelamento integral! Mesmo que você ainda não saiba qual modelo escolher, pelo sistema de consórcio, você pode programar a sua compra em médio e longo prazo e ter todo o tempo necessário para encontrar o melhor modelo, da marca, cor ou versão mais desejada para você e sua família.

Por se tratar de um sistema que reúne em grupos, pessoas físicas ou jurídicas com objetivos semelhantes de compra, é mais motivador e fácil de poupar. Confira 10 motivos para você fazer um consórcio de carro agora:

Planos diversificados

Antes de assinar o seu contrato com uma administradora de consórcios, é possível prever todas as parcelas do seu plano no ato da simulação de compra online. Antes de analisar, é importante que a sua administradora seja autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Portanto, somente após essa confirmação, você poderá ter a certeza de estar fazendo um bom negócio.

No sistema de consórcio é você quem decide o valor do bem e em quanto tempo deseja pagar as mensalidades até o recebimento da carta de crédito. Por isso, o consórcio é reconhecido por sua flexibilidade. No consórcio de automóveis é possível contar com planos de 36, 50, 60, 70 ou ainda, 80 parcelas sem juros, que podem variar de acordo com o valor do bem e disponibilidade.

Não se trata de um empréstimo, mas de uma forma eficaz de formar uma poupança até a chegada da contemplação ou término dos pagamentos. Por isso, é indicado para quem deseja formar ou ampliar um patrimônio, seja para a compra do seu 1º automóvel ou da aquisição de uma frota para a sua empresa.

Diante da possibilidade de ser contemplado mensalmente, ao fazer um consórcio de carro, você passa a ter inúmeras chances de ser sorteado. Mas para não depender exclusivamente da sorte, ofertar um lance pode ajudar a chegar mais rápido até à sua carta de crédito.

Custos acessíveis

Como no sistema de consórcio não há juros e há a necessidade de manter todo um gerenciamento das etapas, do início ao término de cada grupo, você paga somente uma pequena taxa de administração. Os valores podem variar conforme as exigências de cada administradora.

Parcelamento total

O valor do veículo desejado é dividido de forma integral na quantidade de mensalidades pré-estabelecidas em contrato. Portanto, não é necessário ter uma grande parte do valor para a compra. Quando há a intensão de investir, antecipar os pagamentos ou quitar parte das prestações, a oferta de lance pode ser a sua chance. Nesses casos, é possível aproveitar de alguns benefícios, como 13º salário, férias, saldo de FGTS inativo, entre outros.

Uso do crédito

É importante ressaltar que uma vez contratado um consórcio para carros, a carta de crédito poderá ser usada exclusivamente para esse segmento. Entretanto, o uso do crédito é permitido em concessionárias autorizadas e flexibiliza a sua escolha, seja do modelo, da cor ou versão do automóvel.

É por meio da carta de crédito que o consorciado passa a ter o direito de comprar à vista. Por isso, é preciso que a cota de consórcio seja contemplada durante os sorteios ou com a oferta de lance.

Compras à vista

As compras à vista podem render ótimos descontos e benefícios ao consumidor. Mas no sistema de consórcio, você também pode contar com essa vantagem. A carta de crédito recebida após a contemplação proporciona poder de barganha e de negociação para conseguir os melhores preços e bens.

Atualização dos valores dos bens

O valor da carta de crédito é sempre atualizado para assegurar o seu poder de compra. Essa característica ocorre em função dos prazos dos grupos, que podem durar alguns anos, para mais ou para menos, até ocorrer o momento da contemplação. Esse tipo de atualização precisa constar em contrato e podem variar conforme segmento e administradora.

Antecipar a sua contemplação

Os consórcios também facilitam a sua compra com a possibilidade de ofertar lances. Além do sorteio mensal, as chances podem aumentar durante um lance e caso seja contemplado, poderá reduzir o prazo do plano ou abater o valor das parcelas (reduzir parcela).

A oferta de um lance pode ser realizada pela internet, até 23h59 (horário de Brasília) do dia anterior à assembleia. Veja um passo a passo simples e rápido, e descubra como ofertar um lance com facilidade:

- No “Meu Consórcio”, escolha o tipo de acesso; CPF / CNPJ ou Grupo / Cota com a sua respectiva senha. Caso tenha mais de uma cota, selecione a qual deseja ofertar um lance;
- Primeiramente, clique em “Serviços” e depois “Ofertar Lance”. Atente-se para o valor do lance livre ou fixo conforme grupo e contrato.
- No Lance Livre você deve preencher o valor / percentual desejado e no Lance Fixo verifique o que foi preenchido e se está de acordo com sua escolha 25% ou 50%.
- Escolha ainda, como será utilizado o valor, como já citado anteriormente, seja para reduzir o prazo do plano ou abater o valor das parcelas.

Nesses casos, é possível fazer uma simulação para descobrir como ficará a sua oferta de lance de acordo com as opções selecionadas. Caso esteja de acordo, clique em confirmar ou cancelar, em caso de alteração. Pronto! O seu lance pode ser ofertado online e com muita rapidez e comodidade.

Além de poder escolher entre Lance Livre (Você oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo), Lance Fixo (Você oferta o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com o grupo. No lance fixo, você pode utilizar até 25% da carta de crédito para complementar o seu lance) ou Lance de Antecipação (você pode antecipar o valor que deseja e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas), o Consórcio de Automóveis conta com o Plano Troca de Chaves, criado especialmente para quem quer trocar o carro usado por um mais novo. Basta oferecer o automóvel atual ao negociar a compra de um outro com qualquer concessionária autorizada. O valor do veículo usado poderá cobrir parcial ou totalmente o lance ofertado.

Crédito para despesas

Outro motivo interessante para fazer um consórcio de carro agora, é poder usar parte do valor da sua carta de crédito para despesas relacionadas à aquisição do bem, como transferência, tributos, seguro, entre outros. Nesses casos, consulte a sua administradora e confira as regras estabelecidas em contrato.

Educação financeira

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), houve um comportamento diferente do consumidor nos últimos meses. Apesar da retração financeira, ficou evidenciada a confiança no Sistema. Também, o maior conhecimento das características da educação financeira, na qual os consórcios fazem parte, e a certeza de que planejar por meio de uma poupança com objetivo definido pode ser o melhor caminho para adquirir bens de forma responsável.

Formação de bens

O planejamento faz parte de todos os momentos do consórcio. Por isso, é um sistema de compra programada para trazer facilidades e flexibilidade a quem deseja adquirir o primeiro bem, ampliar ou formar um patrimônio pessoal ou empresarial. Afinal, é mais indicado para quem visa o futuro e não necessita imediatamente do bem. Ajuda até mesmo no processo da escolha, uma vez que você passa a ter mais tempo para analisar as alternativas, sem pensar nos juros ou nas parcelas intermediárias. Faça a sua simulação de consórcio e confira todos os planos e parcelas disponíveis para a compra do automóvel dos seus sonhos.

Confira outras vantagens e tenha mais motivos para escolher uma empresa de consórcio séria e responsável!

Veja mais notícias