Valor de carros novos deve subir em maio

Publicado em: 11/05/2010

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, afirmou que os preços dos carros novos podem começar a subir a partir do mês de maio.

Ele lembrou que o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo cobrado no momento da produção dos veículos, foi aumentado desde o início de abril. Durante a crise financeira, o tributo foi reduzido para estimular a produção. Entretanto, o retorno das alíquotas maiores do IPI ainda não gerou impacto grande nos preços porque as concessionárias estavam com grandes estoques.

"O efeito do fim do IPI reduzido começa a ser sentido. Mas isso não significa que não vai ter mais promoções. Pode ter algumas concessionárias, em um determinada região, que ainda têm estoques antigos. Cada concessionária tem o seu estoque", disse Schneider, que participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) em Brasília.

O presidente da Anfavea disse ainda que cerca de 13,8 mil veículos estão sendo licenciados por dia, ainda pelo efeito do IPI reduzido que vigoravou até o mês passado. "Muitos carros foram comprados em março e foram licenciados somente em abril. E muitos concessionários elevaram seus estoques já sabendo do fim do IPI", explicou Schneider.

 


Recomendamos para você:

Quais são as principais taxas do consórcio?

Continue lendo

Qual o valor máximo da taxa de administração de consórcio?

Continue lendo

Quais os piores Consórcios do Brasil?

Continue lendo