Onde financiar um carro usado?

Publicado em: 12/04/2018

A compra de um carro usado pode ser uma alternativa interessante para você não desembolsar tanto dinheiro, como na compra dos carros zero quilômetros. Entretanto, a compra também não se resume apenas à escolha do modelo, cor ou ano. É preciso estar atento aos cuidados com mecânica, conservação e quilometragem para não sair no prejuízo com o passar dos meses.


 Se você está pensando em onde financiar um carro usado, é preciso ficar atento aos juros e às parcelas intermediárias. Existem instituições financeiras que podem cobrar juros abusivos e taxas que acabam sobrecarregando o orçamento, levando cada vez mais longe, o sonho de adquirir um bem. Para evitar questões como essas, no site do Banco Central, é possível consultar as taxas médias cobradas pelas instituições financeiras para fazer esse tipo de negociação. As publicações estão disponíveis na internet diante de um ranking de juros do sistema financeiro para auxiliar na decisão do consumidor.

As diferentes formas de financiar um carro usado

Agora, se você já sabe onde financiar carro usado, é importante conhecer também, os riscos e as vantagens de optar por esse meio de compra, além do avaliar o custo efetivo total da operação. CDC, Leasing e Consórcio são os mais populares. Cada um tem a sua peculiaridade e pode servir conforme necessidade ou objetivo de compra.

O CDC, concedido por bancos e financeiras; o Leasing, usado normalmente por empresas; e os consórcios, que de uma forma conjunta com outros interessados, forma uma poupança comum para a aquisição do bem por meio de uma carta de crédito. Entre as vantagens e desvantagens de cada modelo, é preciso considerar a urgência para adquirir o bem.

Há um valor interessante, de 70% ou mais, para a entrada? Essa pode ser uma saída para diminuir o valor das parcelas ou ainda, uma oportunidade interessante para fazer um consórcio sem juros e ofertar lance para ser contemplado com a carta de crédito e adquirir o tão sonhado bem.


Se o valor disponível para investimento é interessante, descontos, oportunidades e poder de barganha podem ser melhores. Entretanto, é importante lembrar que o imediatismo da compra pode exigir um valor alto do interessado, como a alta incidência dos juros.

Fazer consórcio ou financiar um carro usado?

Ao financiar um carro usado, os valores e as parcelas são negociadas diretamente com a instituição financeira escolhida, ou seja, quem financia a compra do bem é o banco e a pessoa financiada paga todas as parcelas ao banco até quitar o valor da dívida. Então, a pessoa paga os juros e as correções monetárias previstas em contrato para a compra do bem.



Acontece que entre uma etapa e outra, análises são realizadas e a burocracia pode aumentar até ocorrer a liberação total do financiamento.

Se você busca facilidade e não tem pressa para adquirir o veículo, o consórcio pode ser a melhor alternativa ao financiar carro usado.

Como funciona o consórcio para financiar um carro usado?

O consórcio é uma forma de poupar e investir na aquisição de bens. Baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, o consórcio é administrado por uma empresa, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central para assegurar direitos e deveres. É por sorteio ou lance, que a carta de crédito é liberada. Assim, o consorciado pode realizar a compra e continuar pagando as parcelas mensais até a quitação do plano, uma vez que os outros integrantes do grupo também aguardam pela contemplação.

Para quem deseja recorrer ao lance, o consórcio permite essa possibilidade para aumentar as chances de contemplação. Não é uma vantagem interessante para quem dispõe de um certo valor para investir?

Para quem tem o hábito de trocar de carro sempre, o consórcio também é uma alternativa para proporcionar mais planejamento. Poupando um pouco por mês, você pode andar de carro seminovo ou zero quilômetro sempre que desejar. Entre as facilidades de financiar um carro usado pelo consórcio é poder contar com parcelamento integral e mensalidades previamente estabelecidas em contrato, ou seja, é você quem escolhe o plano de pagamento, conforme os prazos disponibilizados. Para escolher o melhor prazo de pagamento para o valor de crédito desejado, confira o passo a passo:

- Acesse o simulador do Consórcio de Automóveis disponível em https://www.consorciodeautomoveis.com.br/ ;
- Escolha o tipo de simulação que você deseja fazer (valor do crédito ou da parcela mensal) e arraste a barra até a opção desejada. Continue!
- Preencha os campos em branco com nome, telefone, e-mail e CEP. “Clique em Ver Planos”.
- Pronto! Veja as opções de planos disponíveis para o valor de crédito ou da parcela que você escolheu.

Não é simples e rápido simular a compra do seu consórcio online? Além de trazer mais comodidade para a sua escolha e investimento, o consórcio de imóveis é seguro. Confira outras vantagens e compre agora mesmo a sua cota de consórcio com mais comodidade!


Fonte: Gazeta do Povo / Uol Economia

Recomendamos para você:

Quais são as principais taxas do consórcio?

Continue lendo

Qual o valor máximo da taxa de administração de consórcio?

Continue lendo

Quais os piores Consórcios do Brasil?

Continue lendo