Novidade: CNH digital entra em vigor no ano que vem

Publicado em: 27/07/2017

A tecnologia traz mais uma novidade para os motoristas brasileiros. É que a partir do ano que vem, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser, também, eletrônica: CNH-e. A medida, aprovada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será mais uma facilidade para os condutores que terão, além do documento físico, um arquivo virtual da CNH, que será acessado por meio de um aplicativo para smartphones. De acordo com o Contran, a partir do ano que vem a CNH-e já estará funcionando!

Ela poderá ser apresentada no lugar da carteira física e vai ser identificada pela leitura do QRCode (código de barras bidimensional que pode ser escaneado) ou certificado digital. A nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que continuará a ser emitido normalmente.

Para adquirir a CNH Eletrônica, o motorista deverá se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com um certificado digital. O acesso ao documento dependerá da digitação de uma senha. O sistema, que está em fase de testes, ainda permitirá o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.





FONTE: Exame 

Recomendamos para você:

Quais são as principais taxas do consórcio?

Continue lendo

Qual o valor máximo da taxa de administração de consórcio?

Continue lendo

Quais os piores Consórcios do Brasil?

Continue lendo