Imposto de renda: saiba como declarar consórcios de carro

Publicado em: 19/04/2013

 

Até o dia 30 de abril é preciso fazer a entrega das declarações do Imposto de Renda 2013 referentes à renda adquirida no ano passado. Quem tem consórcio de automóveis, seja ele contemplado ou não, deve declarar os pagamentos à Receita Federal. Os campos que serão preenchidos dependem da situação em que se encontra a cota: não contemplada, contemplada e em andamento, ou contemplada e quitada. É importante lembrar que quem passar do prazo será multado em R$ 165,74 (valor mínimo) ou 20% do imposto devido (valor máximo).

Confira nosso infográfico para esclarecer suas dúvidas e veja abaixo como declarar o imposto de renda:

Cota não contemplada

Caso a sua cota de consórcio não tenha sido contemplada, declare-a no campo “Bens e Direitos” da Declaração do Imposto de Renda, usando o código 95. Informe o total pago no ano, somando o montante ao saldo de 2011, caso seja aplicável. Se a cota foi adquirida em 2012, deixe em branco a coluna de 2011.

Cota contemplada com crédito não utilizado

Se a cota foi contemplada, mas o crédito não foi utilizado, os procedimentos deverão ser os mesmos da cota não contemplada, informando valores do campo “Bens e Direitos”, de acordo com o código 95.

Cota contemplada com o bem entregue em 2012


Recomendamos para você:

Quais são as principais taxas do consórcio?

Continue lendo

Qual o valor máximo da taxa de administração de consórcio?

Continue lendo

Quais os piores Consórcios do Brasil?

Continue lendo