Conceito da Volkswagen roda 111 km com um litro de diesel

Publicado em: 27/01/2011

Em um país onde se esbanja dinheiro com construções astronômicas e superesportivos beberrões, a Volkswagen decidiu apostar em algo contrário. A montadora alemã utilizou o Catar para apresentar seu mais novo conceito, o híbrido XL1, focado na economia de combustível. Trata-se de uma evolução do L1, mostrado pelos alemães em 2009, que utiliza um motor a diesel e outro elétrico.

De cara, o XL1 chama atenção pelo visual compacto, já que transporta apenas duas pessoas. As linhas modernas, sobretudo na dianteira, lembram o superesportivo Audi R8 em menores proporções. Sob o capô, ele utiliza um motor dois cilindros TDI de 800 cc, a diesel, capaz de render 48 cv de potência. Junto dele, está um motor elétrico, movido a bateria de íon lítio, com 20 kW, algo próximo dos 30 cv.

Juntos os propulsores prometem rodar 111 km com um litro de diesel, algo extremamente relevante para um carro urbano. Além disso, ele atende as normas de emissão Euro 6, despejando na atmosfera apenas 24 g de CO2 a cada quilômetro rodado. Segundo a marca, o carro chega aos 100 km/h em 11,9 segundos e pesa 795 kg.

 


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