Você sabe a função de cada luz no painel do seu carro?

Publicado em: 08/10/2013

Quem é que nunca ficou em dúvida quando uma luz diferente acendeu no painel do carro? Quando aparece aquela bombinha de combustível é fácil, todos sabem que é preciso reabastecer seu veículo. Mas nem todas as luzes do painel são autoexplicativas e assim tão fáceis de interpretar.

Algumas dessas luzinhas que acendem no painel podem indicar que o seu carro está com problemas e precisa de manutenção. Conheça, abaixo, as principais luzes existentes no painel e suas respectivas funções.

Vale lembrar que cada modelo de carro pode ter luzes específicas e a explicação da função de cada uma delas está no manual do proprietário.

Você sabe a função de cada luz no painel do seu carro?

1- Temperatura alta - Problema no sistema de arrefecimento, pode ter furado uma mangueira do radiador, melhor parar o carro e chamar socorro. Se você persistir, o aquecimento excessivo poderá danificar seu motor e causar prejuízo.

2- Luz da tração integral - Essa luz indica que você ligou o 4x4 do seu carro. AWD quer dizer All Wheel Drive, tração em todas as rodas. Use isso somente se você precisar atravessar um trecho de lama. Se você deixa o 4x4 ligado o tempo todo (a não ser que seu carro conte com tração integral computadorizada), vai gastar mais combustível e tornar suas manobras mais difíceis de fazer.

3- Portas abertas - alguma porta do carro não foi fechada corretamente e poderá abrir em movimento.

4- Setas ligadas

5- Farol de neblina ligado - em alguns casos, ligar os farois de neblina também significa ligar uma lâmpada vermelha na traseira do carro que perturba bastante se não tem neblina nenhuma. Então procure usar o equipamento no momento correto.

6- Farol alto ligado

7- Luz da pressão do óleo – problema pode ser grave, pois a pressão do óleo caiu. Isso significa que há pouco óleo no motor ou a bomba de óleo quebrou. Pare o carro e chame o socorro.

8- Luz de injeção – a luz acende para avisar que há algum problema com o sistema de injeção. Nada muito grave, dá até para continuar rodando assim, mas é preciso descobrir o que houve, pois seu carro começará a gastar muito combustível e até mesmo a emitir muita fumaça.

9- Luz de freio - ou o freio de mão está puxado ou há problemas com seu sistema de freios. Está na hora de visitar a oficina e conferir.

10- Pisca alerta – as luzes estão ligadas. Use somente com o carro parado. Ligar o pisca alerta com o carro em movimento (como em dias de neblina ou de chuva, por exemplo), é um perigo muito grande, pois os outros motoristas podem pensar que você está parado e provocar um acidente.

11- Luz do ABS – Esse é o sistema que impede que as rodas do carro travem numa freada mais forte, com o chão molhado, por exemplo. Isso evita que seu carro escorregue e corra o risco de você perder seu controle. Quando você liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem, mas se ela insiste em ficar acesa, então há algo errado com o sistema. É preciso checar!

12- Baixa pressão nos pneus - alguns carros indicam quando há um pneu murcho. Procure manter os pneus calibrados. Pneus vazios desgastam mais rápido e fazem o carro gastar mais combustível.

13-Cinto de segurança – o uso do cinto de segurança afivelado é obrigatório e pode evitar acidentes.

14- Luz de falta de combustível - alguns carros flex também têm uma luz parecida que indica a falta de gasolina no reservatório de partida a frio. Sem essa gasolina, o carro fica muito difícil de ligar, principalmente pela manhã.

15- Luz de aviso da bateria - se acender enquanto você está rodando, a bateria não está recebendo carga. O carro continuará funcionando (mal), mas toda a parte elétrica pode ficar comprometida e a bateria irá descarregar rapidamente. Vá ao autoelétrico o quanto antes.

16- Desembaçador do parabrisas - indica que o desembaçador do parabrisas está ligado.

17- Desembaçador traseiro - essa luz acende para avisar que o desembaçador do vidro traseiro está ligado.

18- Luz do esguicho do parabrisa - indica que você está jogando água no parabrisa e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio.

19- Recirculador de ar- está permitindo a passagem do ar que vem de fora do veículo.

20- Luz do fluido de freios - Uma luzinha rara, indica que há problema com o fluido de freio, leve o carro para a oficina mecânica.

Confira mais luzes que podem aparecer no painel do seu automóvel:

Luz de aviso padrão - esse é um aviso genérico que pede sua presença na oficina.

Luz de problemas no módulo eletrônico - alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica. A luz indica que algo errado está acontecendo.

Lampadas queimadas - alguns carros possuem este recurso que avisa se alguma lâmpada queimou.

Luz Overdrive desligado - overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões têm um botãozinho que permite que essa marcha nunca engate para evitar excesso de mudanças, quando andando no trânsito da cidade, por exemplo. Se você for pegar a estrada, é melhor ligar o Overdrive, isso ajudará a andar mais rápido e gastando menos combustível.

Luz de aviso da cadeirinha do bebê - se a cadeirinha do bebê não estiver corretamente instalada, a luz pode acender.

Piloto automático ativado - indica que o sistema que mantém a velocidade constante sem necessidade de pisar no acelerador está ativado.

Luz das travas de segurança das portas traseiras - indica que as portas traseiras não podem ser abertas pelo lado de dentro.


Veja mais notícias