Você sabe a função de cada luz no painel do seu carro?

Publicado em: 08/10/2013

Quem é que nunca ficou em dúvida quando uma luz diferente acendeu no painel do carro? Quando aparece aquela bombinha de combustível é fácil, todos sabem que é preciso reabastecer seu veículo. Mas nem todas as luzes do painel são autoexplicativas e assim tão fáceis de interpretar.

Algumas dessas luzinhas que acendem no painel podem indicar que o seu carro está com problemas e precisa de manutenção. Conheça, abaixo, as principais luzes existentes no painel e suas respectivas funções.

Vale lembrar que cada modelo de carro pode ter luzes específicas e a explicação da função de cada uma delas está no manual do proprietário.

Você sabe a função de cada luz no painel do seu carro?

1 - Temperatura alta: Indica que há um problema no arrefecimento. O ideal é parar o carro e pedir socorro. Se você persistir, o aquecimento excessivo poderá danificar o motor.

2 - Luz de injeção: Indica que há algum problema com o sistema de injeção. Aparentemente não é nada grave, você pode até mesmo continuar a rodar com o carro, mas assimq eu possível deve verificar o problema, pois isso pode aumentar o consumo de combustível e de emissão de gases poluentes.

3 - Pressão de óleo: Indica que há pouco óleo no motor ou algum problema com o sistema de lubrificação do motor, É uma situação considerada grave. Pare o carro e chame socorro.

4 - Faróis altos acesos.

5 - Portas abertas.

6 - Setas ligadas.

7 - Farol de neblina ligado.

8 - Luz de freio: Indica que o freio de mão está puxado. Se ela estiver acesa mesmo com o freio de mão solto, pode ser algum problema no freio, principalmente falta de fluído no reservatório. Neste c aso, você deve procurar um mecânico.

9 - Bateria: A luz deve desligar alguns segundos depois que o carro estiver em funcionando. Se permanecer ligada, é sinal de que a bateria não está sendo carregada pelo alternador. Será preciso ir até o auto-elétrico o quanto antes.

10- Pisca alerta ligado.

11- ABS: Para quem não sabe, o sistema ABS, presente em alguns carros,  impede que as rodas do carro travem em uma freada brusca, evitando que seu carro escorregue e corra risco da perda de controle. Quando o carro é ligado a luz acende e apaga em seguida, mas se permanecer ligada significa que pode haver algo errado com o sistema ABS, que precisa ser checado.

12 - Falta de combustível

13 - Aviso padrão: Esse é um aviso genérico que pede sua presença na oficina mecânica.

14 - Módulo eletrônico: Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciamento da transmissão automática e da injeção eletrônica. A luz indica que algo errado está acontecendo. Procure um mecânico.

15 - Lâmpadas queimadas: Alguns carros possuem este recurso.

16-  Circuito elétrico: indica que há algum problema no sistema elétrico do veículo.

17 - Cinto: Indicando que o cinto de segurança é obrigatório.

18 - Airbag: Não é uma emergência, mas pode significar que o airbag não irá funcionar em caso de colisão. Em alguns veículos pode aparecer a palavra AIRBAG ao invés do símbolo. Procure a assistência quando puder.

19- Airbag lateral: Mesma situação descrita acima, mas com os airbags laterais.

20- Baixa pressão nos pneus: Alguns carros também possuem essa função, que avisa quando é preciso calibrar os pneus.

21 - Desembaçador do para-brisa está ligado.

22 - Desembaçador traseiro está ligado.

23 - Overdrive: Overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões tem um botão que permite que essa marcha nunca engate para evitar excessos de mudanças. , quando andando no trânsito da cidade, por exemplo. Na estrada, o Overdrive ligado ajudará na velocidade e na economia do combustível.

24 - Cadeirinha do bebê: Alguns carros também possuem este recurso, que avisa se a cadeirinha do bebê não tiver corretamente instalada.

25- Tração integral: Indica que o 4x4 do seu carro está ativado.

26 - Esguicho do para-brisa em atividade.

27 - Fluído de freio: Indica problemas com o fluído de freio. Procure o mecânico.

28 - Piloto automático ativado.

29 - Travas de segurança: Indica que as portas traseiras não poderão ser abertas pelo lado de dentro. Ideal no transporte de crianças. 


Veja mais notícias