Venda de Consórcio de Automóveis cresce 21% em 2010

Publicado em: 11/01/2011

A venda de cotas de consórcio para automóveis e comerciais leves cresceu 21,4% de janeiro a novembro de 2010, na comparação com igual período de 2009, segundo dados Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Foram 501 mil novos consorciados. contra 412,8 mi, no ano anterior. O tíquete médio da cota foi de R$ 41 mil, 13,6% acima da média de 2009, de R$ 36,1 mil.

No setor de veículos em geral (inclui motos, caminhões), as novas cotas somaram 1,63 milhão até novembro, alta de 6% em relação a igual intervalo do ano anterior.
No segmento de habitação, as vendas cresceram 11,4%, com 209,4 mil novos participantes de janeiro a novembro. O tíquete médio da cota foi de R$ 103,4 mil em novembro, alta de 15,6% em relação ao valor de um ano antes.

O consórcio de serviços é a modalidade que mais cresce percentualmente. De janeiro a novembro de 2010 foram 5.500 novos participantes, contra 2.970 em 2009, alta de 85,2%. O tíquete médio passou de R$ 5.653 para R$ 7.068.

Segundo dados da Abac, o total de consorciados contemplados, que já utilizaram seus créditos, 30% foram em saúde e estética, 10% em eventos e festas, 5% em viagens e turismo, 2% em educação e 53% em outros tipos de serviços

Em relação aos números gerais de consórcio, considerando todas as categorias, a Abac informou que de janeiro a novembro foram vendidas 1,92 milhão de novas cotas, alta de 6,1%.

De acordo com a Abac, o volume total de negócios, envolvendo todas as categorias, somou R$ 56,9 bilhões de janeiro a novembro de 2010, crescimento de 29% em relação ao igual período do ano anterior, quando somou. R$ 44,1 bilhões.

"Baseado em 2010, os indicativos para este ano, considerando os mercados de veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços, são de um crescimento de 7% a 10% nas vendas globais, podendo atingir a marca de 2,15 milhões de novas cotas", afirmou o presidente-executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.

 


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