Venda de automóveis novos fica estagnada após 8 anos em alta

Publicado em: 03/04/2012

O recuo nas vendas de carros novos entre janeiro e março foi de 0,8% em relação ao mesmo período de 2011, sendo este o primeiro declínio desde 2003 (na comparação do primeiro trimestre com o mesmo período do ano anterior).

No primeiro trimestre deste ano foram comercializados 818,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Esse resultado resultado interrompe um ciclo de oito anos seguidos de aumento do número de vendas no primeiro trimestre.

As montadoras esperam medidas de incentivo à produção industrial por parte do governo federal e a adoção de ações para a retomada do consumo, especialmente em relação ao crédito.

Segundo o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti, a falta de crédito é responsável pela queda das vendas. Segundo ele, praticamente desapareceram os planos de 60 meses sem entrada que impulsionaram as vendas nos últimos anos.

Uma opção de crédito para os consumidores que não encontram possibilidade de compra por meio dos financiamentos é o consórcio de carros que não tem juros, possui maior prazo para pagamento e não tem burocracia.


Veja mais notícias