Veja os lançamentos que chegam antes do fim do ano

Publicado em: 12/05/2010

No Brasil, é comum dizer que o ano só começa depois do Carnaval. No mercado de carros, contudo, em ano de Salão de São Paulo, o setor costuma ficar mais agitado quando mais se aproxima o motorshow paulistano, que acontece em outubro. Tanto que a partir do fim de abril e início de maio inicia-se uma frenética e concorrida agenda de lançamentos. Há de tudo: de hatches a utilitários esportivos, passando por sedãs de luxo e crossovers, nacionais e importados. No total, são aguardados mais de 50 novidades até o Salão e várias outras durante o evento da capital paulista.

Ainda em abril, a Peugeot revela o Hoggar, sua primeira pick-up compacta. Ela chega apenas com cabine simples, mas vai ter também uma versão Escapade, off-road-light, para brigar com Fiat Strada Adventure e Volkswagen Saveiro Cross. No início de maio quem dá as caras é a nova geração do Fiat Uno. Com visual inspirado no Panda europeu, o compacto vai ser equipado com os motores 1.0 8V e 1.4 8V. O velho Uno, por sua vez, com motor 1.0 e a designação Mille, se mantém no mercado por mais um tempo – mais especificamente, até que não consiga mais cumprir a legislação de segurança, o que vai ocorrer em 2012.

Para maio também está programada a chegada da nova geração do Kia Sorento. O utilitário esportivo médio-grande sul-coreano deve chegar com motor a gasolina 2.4 16V de 174 cv, mas pode estrear um turbodiesel 2.2 de 197 cv. Ainda na esfera dos SUVs, a Hyundai finalmente começa a importar o ix35, o sucessor do Tucson, a partir de junho – antes disso, deve apresentar o velho Tucson brasileiro, produzido em Anápolis, Goiás. E a Volkswagen começa a trazer o novo Touareg no segundo semestre. Em julho ou agosto, a Citroën estreia o C3 Aircross, seu monovolume compacto com roupagem lameira, feito em cima do C3 Picasso em Porto Real, no Rio de Janeiro. A ideia é rivalizar com os modelos Renault Duster e a versão SUV do Chevrolet Agile.

A proximidade do Salão de São Paulo, por sua vez, deve abrir as portas para vários lançamentos importados e nacionais. Um deles é o sedã médio Fluence, uma das apostas da Renault para o ano. O novo modelo global da marca francesa vai ser feito na Argentina e deve substituir o Mégane. O bom momento do mercado interno, com vendas aquecidas e o real estabilizado, incentiva produtos fora do Mercosul. 

As marcas de luxo e esportivas também não querem perder o bom momento do mercado nacional – e ainda sob os efeitos da crise na Europa e nos Estados Unidos. No Salão devem desembarcar a nova geração do S60, o sedã médio-grande da Volvo, que adotou um visual mais arrojado, na tendência atual da marca sueca, que resolveu abandonar de vez o estilo demasiadamente sóbrio de outros tempos. Já a Ferrari começa a trazer de fato modelo 458 Italia – apresentado oficialmente em fins de março no Rio de Janeiro e em meados de abril em São Paulo.

Entre as marcas premium alemãs, uma briga particular entre Audi e BMW no nicho de cupês quatro portas. A marca das argolas ataca de
A5 Sportback e a montadora bávara responde com o Série 5 GT. E nesse animado segmento automobilístico brasileiro, logicamente os chineses não vão perder a vez. E é justamente no Salão de São Paulo que a JAC Motors vai estrear sua linha, com destaque para o moderno sedã J5.

O que vem por aí

# Audi – O fabricante alemão traz o cupê quatro portas A5 Sportback e o R8 Spyder, configuração conversível do superesportivo.

# BMW – A marca bávara começa a vender o Série 5 GT e as versões M do X5 e do X6 a partir de outubro.

# Citroën – O crossover C3 Aircross, baseado no C3 Picasso, deve ser lançado entre julho e agosto. O estiloso DS3 dá as caras durante o Salão de São Paulo. Ainda estão nos planos para este ano o novo Berlingo, trazido da Argentina, e uma versão esportiva do hatch médio C4.

# Chevrolet – A General Motors vai iniciar a importação do médio-grande Malibu ainda no primeiro semestre. Na época do Salão de São Paulo deve surgir a pick-up compacta em cima do Agile ou a derivação SUV do compacto.

# Ferrari – A 458 Italia, com seu motor 4.5 V8 de 570 cv, apresentada no último Salão de Frankfurt, chega ao mercado brasileiro entre junho e julho.

# Fiat – O novo Uno surge no início de maio com motores 1.0 e 1.4. Já para o segundo semestre estão agendados o Idea reestilizado e o hatch médio Bravo, que vai estrear a nova linha de motores produzidos pela FTP na planta da Tritec, no Paraná: um 1.6 16V, de 117 cv, e um 1.8 16V, de 132 cv. Os propulsores depois devem ser aplicados ao Linea, Punto e Palio. O Punto ainda vai receber uma versão Dualogic e no Salão deve ser exposto o 500 C, versão teto panorâmico do estiloso subcompacto.

# Honda – A marca nipônica estuda criar uma versão esportiva para o City.

# Hyundai – O Tucson brasileiro pode chegar em maio, mas o ix35, a nova geração do utilitário esportivo médio, será lançado em junho trazido da Coreia. Ainda em junho, surge a versão station do médio i30. O luxuoso Genesis, nas versões sedã e cupê, e a nova geração do Sonata devem ser reservados para o Salão de São Paulo.

# Kia – O novo Sorento será lançado em meados de maio. Na sequência está prevista a estreia do Cadenza com motor 3.8 V6 de 266 cv para substituir o Opirus. No Salão, a marca deve lançar a nova geração do Sportage e “testar” a receptividade do Koup ­ cupê derivado do novo Cerato ­ e do Rio ­ hatch que brigaria entre os compactos premium. Também está na pauta o Soul com motor flex e com uma versão com propulsor 2.0.

# Mercedes-Benz – O SLS AMG, o asa de gaivota, e o S400 híbrido vão chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre. Para o Salão são esperados o E Touring, versão station do Classe E, e o E 500 Coupé com motor de 5.5 V8 de 388 cv.

# Mini – A marca vai começar a trazer o John Cooper Works com 211 cv no segundo semestre. A versão Crossover, ainda conceito, deve aparecer no motorshow paulistano.

# Mitsubishi – A Pajero Dakar, utilitário esportivo feito sobre a plataforma da L200 Triton, vai passar a ser produzida em Catalão, Goiás, ainda nesse primeiro semestre. Em julho, chega a versõa Evolution X do sedã médio Lancer.

# Nissan – A pick-up média Frontier pode receber uma versão esportiva.

# Peugeot – A pick-up compacta Hoggar estreia no fim de abril. No segundo semestre vai chegar o crossover 3008, importado da Europa. A linha média 308 será lançada também no segundo semestre, começando pela derivação sedã ­ o hatch só em 2011. No Salão de São Paulo serão mostrados os conversíveis 207 CC e 308 CC.

# Renault – O sedã médio Fluence vai ser lançado no segundo semestre e o Sandero deve ser reestilizado em outubro.

# Subaru – A marca japonesa passará a importar as novas gerações do Legacy e do Outback com motores 2.0 160 cv e 2.5 de 265 cv. Além disso, vai trazer a versão STI do Impreza sedã, a mais nervosa da linha com motor 2.5 de 230 cv.

# Toyota – A linha Hilux 2.7 vai ganhar motorização flex. No Salão, a marca deve mostrar o híbrido Prius e fazer um embate para testar o Ethos e o Yaris e decidir qual modelo vai fazer em 2011 na fábrica de Sorocaba, cujas obras já começaram.

# Volkswagen – As vendas da Amarok começam em maio. No mesmo mês, a SpaceFox vai ser reestilizada e ganhar versão i-Motion. A Saveiro também ganhará opção de câmbio automatizado e o novo Gol vai estrear configuração duas portas.
Perto do Salão surgirá a nova Touareg.

# Volvo – Em outubro, a marca sueca ­ agora sob controle da chinesa Geely ­ começa a trazer a nova geração do sedã médio-grande S60.


Veja mais notícias