Saiba como funciona o consórcio de carros usados

Publicado em: 08/09/2016

Como funciona consórcio de carro usado?

Quando uma pessoa escolhe o consórcio como forma de compra de seu automóvel, ela tem a opção de escolher que modelo de carro quer comprar, novo ou usado, da cor ou marca mais desejados. São tantas vantagens e possibilidades, que o consórcio de carro ainda permite programar a sua compra de maneira simples, com valores acessíveis e prazo maior. Por isso, o consorciado passa a ter mais tempo para escolher a melhor alternativa.

Como funciona o consórcio de carros?

O consórcio de carros usados funciona da mesma forma que o consórcio de um carro novo. O cotista paga as parcelas do plano escolhido e quando contemplado, decide que carro deseja adquirir com o valor de sua carta de crédito. Os consorciados contribuem com parcelas destinadas à formação de uma poupança comum. Os planos de pagamento podem ser escolhidos diante de uma ou mais simulações de compra.

1 - Vá ao simulador do Consórcio de Automóveis, é no quadro azul!
2 - Escolha o tipo de simulação que você deseja fazer. Você pode optar pelo valor total do crédito ou pelo valor da parcela. Basta clicar em: Crédito ou Parcela.
3 - Depois, arraste o botão até o obter aproximadamente o valor que deseja.
4 - Clique em Continuar e insira, então, seus dados pessoais: nome, e-mail, telefone e CEP para aprimorar o atendimento.
5 - Agora é só clicar em Ver Planos e as opções disponíveis para o crédito ou para a parcela que você escolheu, vão aparecer na sua tela.
6 - E então, basta escolher entre as opções disponíveis e comprar a sua cota de consórcio sem juros ou parcelas intermediárias!

Em grupo, todos os consorciados têm assegurado o direito de utilizar essa poupança para a aquisição de bem, de acordo com as regras previstas no contrato do grupo. Mas para usar a carta de crédito, é preciso ser contemplado por sorteio ou lance.

Economia consórcio
 

Modalidades de contemplação no consórcio de carros

Somente as cotas que estiverem com seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, poderão participar das assembleias independente de ser por sorteio ou lance.

O sorteio é realizado através de globo esférico e são retiradas 10 bolinhas, sendo que a 10ª bolinha é o número sorteado, e as demais consideradas reservas na ordem inversa. Na hipótese do 10º número já ter sido contemplado ou não estar apto, será declarado contemplado o 9º e assim sucessivamente, até o primeiro número retirado do globo.

Para aumentar as chances de contemplação, a oferta de lance é outra possibilidade. No lance livre, é possível ofertar o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. O desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

No lance fixo, é possível ofertar o percentual fixo que deve ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Nesta modalidade, temos uma facilidade para você! No lance fixo, você pode utilizar até 25% da carta de crédito para completar o seu lance. O desempate também ocorre pela décima bolinha do sorteio.

No lance de antecipação, é possível antecipar o valor que desejar e o saldo acumula para possível oferta de lance ou abatimento de parcelas, o importante é poupar. O prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis contados a partir da data da contemplação.

Vantagens de comprar um carro usado com consórcio

Ao programar a compra de um carro usado pelo consórcio, além de não ter juros, o parcelamento é integral e as mensalidades são totalmente facilitadas. 

Vale ressaltar que a carta de crédito tem o mesmo peso de uma compra à vista e depois de contemplado é possível adquirir qualquer marca ou modelo de carro, de acordo com o valor do crédito contratado. Os consorciados contemplados ainda podem comprar veículos seminovos ou recém-lançados.

Como a carta de crédito dá a opção de comprar o carro à vista, o consorciado pode negociar o preço do carro que vai comprar e até garantir um desconto na venda. Se sua escolha for de um seminovo, veja nossas dicas de como adquirir um consórcio de carros usados:

- Teste o carro antes de comprá-lo, além de analisar toda a parte mecânica e conservação do veículo. Essa questão é importante para você não ter prejuízos futuros;
- Fique por dentro de todas as categorias de carros. Avalie preços, busque oportunidades e adquira uma modelo de acordo com a sua necessidade;
- Mesmo após anos de uso, informe-se sobre os veículos mais econômicos ou desejados, com bom valor de revenda ou ainda, com excelente custo-benefício. Confira outras dicas importantes para comprar carros usados!

Aproveite também para simular o valor das parcelas de um consórcio de carro novo ou usado. Com a ferramenta de simulador de consórcios fica mais fácil escolher uma alternativa de acordo com a sua disponibilidade de investimento. Lembre-se: é preciso escolher uma administradora de consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central para assegurar direitos e deveres.


Veja mais notícias