Região Norte lidera em participações de consórcios

Publicado em: 19/12/2013

Região Norte lidera em participações de consórcios de automóveis

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) divulgou um levantamento baseado em dados disponibilizados pelo Banco Central, revelando que as contemplações do setor de veículos leves, composto por automóveis, utilitários e camionetas, cresceram em todo país, mas tiveram maior participação nas vendas totais acumuladas na região Norte.

A média nacional calculada nos três últimos trimestres de 2013 apontou que a participação dos consórcios atingiu 17,7% nessa região, com destaque para o estado de Tocantins, que, sozinho, chegou a 22,4%. Na sequência ficaram as regiões Nordeste com 13,6%, Sul com 13,1%, Sudeste com 12,9% e Centro-Oeste com 10,6%.

De acordo com a Associação, os consumidores mudaram o comportamento ao longo dos anos e agora têm considerado vários aspectos antes de comprar um bem. “Preocupado em planejar seu futuro sem endividamentos excessivos, focando a realização dos sonhos de consumo ou formação e ampliação patrimonial, eles têm optado pelo consórcio”, revelou o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Uma das principais vantagens da modalidade, ainda segundo o presidente, é que “a carta de crédito corresponde a dinheiro no bolso e o participante contemplado pode exercer seu poder de compra como se estivesse pagando à vista, negociando descontos ou barganhando valores”, comenta.

Esse benefício desperta e estimula mais adesões aos planos de consórcio, que oferecem os melhores planos, com opções de parcelamento sem entrada e livres de juros. Além disso, comprar um veículo de forma programada é sinônimo de economia e de boa educação financeira. Faça uma simulação de compra com o valor do veículo que deseja adquirir e confira as vantagens da modalidade!


Veja mais notícias