Quero fazer um consórcio - O que preciso?

Publicado em: 18/01/2017
Quer fazer um consórcio? Saiba o que é necessário.
A administradora de consórcios é a empresa responsável por organizar e administrar os grupos e participantes. Por isso, antes de optar por fazer parte de algum, é importante procurar uma administradora autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil; autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema. Com mais segurança é possível fazer sempre o melhor negócio!

O consórcio pode ser adquirido com cotas para médio ou longo prazo, contempladas por meio dos sorteios mensais ou ofertas de lance. Essas cotas representam a participação individual de cada componente do grupo, proporcionando ainda o direito ao bem. Cada uma dessas cotas recebe um número. É a identificação do consorciado participante do grupo para os momentos dos sorteios ou ofertas de lances.
 
O consórcio é mais indicado para quem tem disciplina e não tem pressa de ser contemplado. Pode ser usado para formar um patrimônio, adquirir o 1º automóvel ou ainda, ampliar a frota de veículos da sua empresa. Funciona da seguinte forma:

- Os consorciados se reúnem em grupos com objetivos semelhantes. Juntos, contribuem mensalmente com valores destinados a um fundo comum, utilizado após a contemplação para a compra do bem;
- Periodicamente, um ou mais participantes são contemplados por sorteio ou lance; caso seja necessário antecipar o recebimento da carta de crédito;
- É uma maneira de poupar em grupo para adquirir uma infinidade de produtos e você ainda pode escolher o carro da marca ou modelo que mais desejar.

Administradora de consórcio

Com a administradora de consórcio já escolhida, entre em contato com a empresa e verifique os planos e todas as alternativas disponíveis. Ao simular uma compra, por exemplo, você passa a ter uma ideia de todo o planejamento e orçamento necessário para chegar à contemplação. Atenção! Antes de assinar um contrato, leia atentamente todas as cláusulas, além dos deveres e obrigações que deverão ser cumpridos.

Economia consórcio

Adesão confirmada

Com a adesão confirmada, número do grupo e da cota em mãos, é hora de participar das assembleias, reuniões mensais que distribuem as cartas de créditos aos participantes. Esses eventos podem ser acompanhados ao vivo e online, por meio de um canal exclusivo para os consorciados participantes, que podem ainda, ofertar lances, imprimir 2ª via do boleto, assistir os sorteios e conferir todas as etapas do consórcio com o apoio do Guia do Contemplado.

Cota contemplada!

A contemplação é um dos momentos mais aguardados no sistema de consórcio. Portanto, aproveite! Afinal, agora você já pode fazer uso da carta de crédito para comprar o veículo que sempre sonhou ter. O melhor de tudo é que você passa a ter o poder de comprar à vista e aproveitar excelentes descontos disponíveis no mercado. Não se esqueça de um fator importante: para que a sua contemplação não seja prejudicada, mantenha os prazos de pagamento em dia. Afinal, todos os participantes estão ansiosos por esse momento.

Para ter uma ideia de como funciona o consórcio, faça uma simulação agora mesmo! É simples e rápido ter o seu objetivo colocado em prática sem juros ou burocracia.

Veja mais notícias