Quero comprar um carro! Devo financiar ou fazer um consórcio?

Publicado em: 20/07/2017
Todo mundo sabe que em qualquer tipo de compra, pagar à vista é sempre a melhor opção e na hora de comprar um bem, como um automóvel por exemplo, não é diferente. No entanto, milhares de pessoas não podem contar com essa “sorte” e precisam do parcelamento na hora de realizar grandes aquisições.

Diante dessa realidade, o comprador tem duas opções para escolher: o financiamento e o consórcio. E agora? Qual a melhor modalidade para a compra do automóvel? A regra é clara: para quem é disciplinado, gosta de poupar e não tem pressa para adquirir o bem o CONSÓRCIO, sem sombra de dúvidas, é a modalidade de compra parcelada mais vantajosa! E vamos explicar o porquê.

O consórcio consiste em grupo de pessoas, administrado por uma empresa, que se juntam para formar uma poupança e, posteriormente, comprar um bem, no caso, um carro. Os integrantes deste grupo pagam parcelas mensais e, a cada mês, um deles é sorteado e recebe a chamada carta de crédito. Quem não quer contar apenas com a sorte pode tentar antecipar a sua vez com a oferta de lances e, assim, o lance vencedor leva a carta de crédito.

Tá, mas por que o consórcio é melhor que o financiamento?
 
Essa resposta é simples. Bem diferente dos financiamentos, no consórcio não tem juros. Essa, de longe é a maior vantage do Sistema de consórcios, uma vez que os juros não param de crescer, alcançando cada vez mais patamares. De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros em financiamentos de automóveis chegou 26% ao ano. Esse número altíssimo deve afastar os compradores, elevando ainda mais os consórcios. Não é à toa que a cada ano o Sistema de consórcios ganha cada vez mais consumidores.
 
Consumidores esses que encontram na modalidade apenas uma taxa de administração. Em abril, essa taxa foi de 13,51% em um período de cinco anos, prazo médio dos consórcios, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). 

O consórcio nada mais é que uma excelente forma de poupança, pois, diferentemente do financiamento, seu dinheiro é valorizado e ao ser contemplado com a carta de crédito, o seu poder de compra é à vista. Isso aumenta a sua negociação e, provavelmente, fará com que você faça um excelente negócio na hora da compra!

Tá esperando o quê para fazer um consórcio? Faça uma simulação de compra, conheça os planos disponíveis e aproveite todas as vantagens da modalidade. O Consórcio de Automóveis é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central, oferecendo ainda mais seguramnça para você!




Fonte: Exame

Veja mais notícias