Quando trocar os pneus do carro?

Publicado em: 24/01/2012

A vida útil de um pneu depende de vários fatores: tipo de pneu, volume de carga, modo de conduzir o veículo, tipo de estrada, clima e calibragem, por exemplo.

Segundo José Carlos Quadrelli, da Bridgestone do Brasil, o principal indicador de que seus pneus ainda estão bons, são os sulcos. Aquelas linhas mais profundas que todos eles possuem. Essas linhas têm, normalmente, 1,6mm de profundidade. “Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito”, explica Quadrelli.

Esse sistema é chamado de TWI (Tread Wear Indicator) e serve para identificar problemas com calibragem, alinhamento e balanceamento. É só observar se o desgaste está igual em todos os pneus. Andar com pneus em seu limite de desgate atrapalha a frenagem e pode causar acidentes.

O ideal é que você troque sempre os quatro pneus. Se não for possível, pelo menos troque um par deles. Os pneus novos devem sempre estar no eixo traseiro do veículo, para dar estabilidade ao carro.

Na hora de escolher pneus novos ou fazer manutenções é importante seguir o manual de instruções e verificar as especificações do pneu. Os pneus de carros não são produzidos para serem recapeados, por isso, usar pneus recauchutados por ser um perigo.

Veja na imagem abaixo, o que significa cada inscrição do pneu.

 

 

Quando trocar os pneus do carro?

 

 

1) Marca do fabricante

2) Modelo de Pneu

3) Características de dimensões e construção:

* 195 – Largura nominal da Secção em milímetros

* 60 – Série Técnica entre altura de secção (h) / largura da Secção (S)

* R – Indica estrutura Radial

* 15 – Diâmetro do pneu em polegadas

4) Índice de carga  / código de velocidade:

* 88  - índice de carga

* V – Código de velocidade

5) Pneu versão sem câmara (TUBELESS) ou com câmara (TUBE TYPE)

6) Indicadores de desgaste T.W.I. (Tread Wear Indicators): quando atingidos, indicam o momento de troca do pneu

7) País de fabricação

8) Matrícula DOT (Department of Transportation): indica estabelecimento de produção, tipo de pneu e períodode fabricação

9) Dados da estrutura do pneu

10) Símbolo de certificação do INMETRO

11) Carga e pressão máximas

12) Site do produto


Veja mais notícias