Primeiro carro: veja algumas dicas

Publicado em: 18/04/2012

Usando um consórcio de carros você pode finalmente realizar o sonho de comprar seu primeiro automóvel (Simule o valor das parcelas). Mas para não ter dor de cabeça, lembre-se de algumas obrigações que vêm junto com o veículo. Veja abaixo as principais.

  1. Seguro obrigatório: o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é obrigatório a todos os proprietários de veículos e deve ser pago anualmente. O valor do seguro é preporcional ao valor do carro.
  2. IPVA: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também é um gasto anual e deve ser pago pelos proprietários de veículos. O valor varia por Estado e de acordo com o preço do automóvel.
  3. Licenciamento: ele é um atestado de que o carro está regular e pode rodar pelas vias. Ele assegura que seu IPVA e DPVAT estão em dia, assim como possíveis multas de trânsito. Nas capitais ele pode ser feito no Detran, e nas demais cidades na Cinetran.
  4. Emplacamento: deve ser feito também no Detran ou na Cinetran. Aproveite para fazer isto junto ao Licenciamento. Para os veículos licenciados a partir deste ano, as placas têm obrigatoriamente que ser reflexivas.
  5. Manutenção: mesmo que o carro seja novo, ele precisa passar por revisões regulares. Durante o tempo de garantia do veículo existem algumas revisões que são obrigatórias. Leia o manual do veículo.
  6. Combustível: abasteça apenas em postos de confiança e fique atento à qualidade do combustível que está usando em seu carro. Ele pode contribuir para o melhor desempenho e vida útil de seu carro.
  7. Inspeção Veicular: em algumas cidades do Brasil a Inspeção Veicular é obrigatória. Se o carro for novo, você ainda terá um tempo, mas fique atento aos prazos.
  8. Dicas de Segurança no Trânsito:
  • Se for dirigir, não beba
  • Em casos de chuva, tenha atenção redobrada
  • Mantenha uma distância segura do carro da frente
  • Seja educado com os pedestres e outros motoristas
  • Cuidado com veículos menores, como motos e bicicletas
  • Se está cansado para dirigir, passe o volante para um carona habilitado, ou pare para repousar. Sua atenção fica prejudicada com o sono e com o cansaço, e isso pode gerar acidentes.

Veja mais notícias