Os carros com menor desvalorização no mercado

Publicado em: 06/02/2014

Fiat Uno

Você sabe quanto um carro desvaloriza ao sair da concessionária? Em alguns casos, a depreciação de um modelo pode chegar até 20%. No entanto, existem veículos que são menos desvalorizados que outros, o que consequentemente os caracterizam com um melhor valor de revenda no mercado.

A depreciação varia em função da demanda e da oferta. Assim, os modelos que menos se depreciam são os mais populares e mais fáceis de revender. Uma diminuição do valor de até 12% após um ano de uso é considerada baixa, já que a média do mercado é de 14,2%.

Carros, diferentemente de imóveis, desvalorizam com o passar do tempo, a partir do momento em que saem da concessionária. Por isso, tomar alguns cuidados fazem com que o automóvel seja bem cotado, como baixa quilometragem, estado de conservação, entre outros. Vale lembrar que os carros com menos desvalorização são os nacionais. Os importados necessitam de cuidados diferenciados, como manutenção e peças mais caras.

Não existe uma definição específica para diferenciar carros seminovos ou usados. Para alguns, carro seminovo pode ser algum que foi bem cuidado e está em excelente estado de conservação. Para outros, pode ser um carro com apenas um ou dois anos de uso, ou seja, um carro que já teve um dono passa a ser usado, bem rodado ou não.

O mercado aplica o termo seminovo para separar carros usados que estão em bom estado e com pouco uso, de carros usados que já não estão em grandes condições. Por isso, nada melhor que avaliar as ofertas, se atentar para o custo-benefício do bem e sua qualidade.

Para não perder tanto na venda, busque por carros com carros com menos desvalorização. Aposte em carros básicos, sem grandes alterações, pois perdem menos. Se personalizado, as chances de repasse podem diminuir. Cores chamativas, acessórios específicos ou que atendam um público limitado influenciam na desvalorização. 

O ranking do Selo Maior Valor de Revenda também é um levantamento importante sobre a depreciação média de inúmeros modelos, inclusive dos mais vendidos no ano. Para complementar o estudo de depreciação de um veículo, acompanhar a tabela Fipe para avaliar o valor da compra e venda de carros no Brasil pode ser bastante interessante. Basta avaliar o preço do automóvel mês a mês! Assim, é possível fazer uma média e ter também como resultado, a taxa de depreciação. 

Check-list veículo usado

É importante avaliar alguns aspectos do veículo para não se arrepender depois. Confira na sequência:

- Avalie o motor. Alguns vazamentos podem comprometer a vida útil dessa parte tão importante do carro;
- O interior do veículo pode revelar tempo de uso e desgaste real do bem;
- Fazer um test drive é interessante para verificar amortecedores e suspensão, além de perceber o movimento do veículo nas curvas ou ruídos;
- Pneus! São indicadores importantes de desgaste no veículo. Não se esqueça de verificar o estepe também!

Conheça também, outras dicas para comprar carros usados que o portal Consórcio de Automóveis preparou para te ajudar na tão sonhada compra.

Melhor resultado

Um levantamento feito pela AutoInforme/Molicar mostrou os carros que menos perdem valor depois de doze meses e o melhor resultado ficou com o Fiat Uno,  que em suas versões Attractive 1.4 e Way 1.4, é o carro que teve apenas 8,7% de depreciação.

Em segundo lugar no ranking está o Fiat Grand Siena, que nas versões Tetrafuel, Attractive e Essence Dualogic é o carro que ficou com apenas 9% de desvalorização. Em seguida veio o Chevrolet Celta, que encostado na segunda posição, teve apenas 9,1% de perda. Já o quarto lugar é representado pelo Honda CR-V que teve a versão EXL-At com 9,6% de depreciação contra os 9,7% das versões Evo Attractive 1.4 e Evo Attractive 1.6 do Fiat Punto, que ficou em quinto.

Na sexta posição ficou o Volkswagen Gol, que após um ano de uso teve a desvalorização de 9,8%, a frente do Honda City, em sétimo, que obteve a perda de 9,9% na versão EX-At 1.5. Em oitavo ficou o Volkswagen Jetta, que em sua versão Sedan Comfortline 2.0 teve 9,9% de desvalorização. Já em nono e décimo lugar ficaram a picape Fiat Strada e o Chevrolet Classic, que tiveram 10,0% e 10,3% de depreciação, respectivamente.  

A pouca desvalorização no mercado pode ser um dos critérios usados na hora de escolher um carro modelo zero quilômetro. Mas se você já sabe qual o veículo que pretende comprar, o sistema de consórcios pode ser uma ótima oportunidade de programar a sua aquisição sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias. O parcelamento é integral e a escolha é bastante flexível. Faça uma simulação para conhecer os melhores planos do mercado e opte pelo Consórcio de Automóveis! Para usar a ferramenta de simulador de consórcios, confira na sequência:

1º - Acesse o Simulador do Consórcio de Automóveis disponível na home do portal https://www.consorciodeautomoveis.com.br/ ;
2º - Escolha o produto que deseja adquirir e selecione o método de simulação por Crédito ou Parcela;
3º - Arraste a barra de valores para o qual deseja simular e continue;
4º - Na sequência, informe os dados pessoais para ajudar a otimizar o atendimento e trazer a alternativa eficaz para o seu objetivo de compra;
5º - Pronto! É possível conhecer e fazer uma comparação de planos, valores e vantagens!

Conheça outras vantagens do sistema de consórcios e programe a compra do seu zero quilômetro ou seminovo!

Fonte: E-Konomista / CarCheck


Veja mais notícias