Opções de crédito para comprar de carro

Publicado em: 23/03/2011

Quem pretende comprar um carro novo ou usado pode escolher entre várias modalidades de crédito. Porém, antes de tomar qualquer decisão deve avaliar as suas necessidades reais, e verificar as condições relativas a documentação, prazos de pagamento, taxas e principalmente os juros praticados. Assim é possível analisar a solução de crédito vai lhe proporcionar mais vantagens e benefícios, e qual mais convém à sua vida. Entre as principais soluções de crédito existentes no mercado, destacamos:

Leasing

É uma operação com características próprias e o consumidor deve prestar muita atenção no contrato antes de fechar o negócio. No leasing, a financeira cede ao cliente o uso do automóvel por um prazo determinado, recebendo em troca uma prestação.  A operação se assemelha, no sentido financeiro, a um financiamento pago por determinado número de prestações (aluguéis), colocando o próprio veículo comprado como garantia de pagamento. Ao final do contrato de arrendamento, o consumidor pode comprar o bem por valor previamente contratado, renovar o contrato por um novo prazo ou devolver o bem ao arrendador. Quando você opta pela compra, a instituição não dá a opção de você mudar de idéia e não adquirir o carro. Além disso, no leasing só é possível liquidar as parcelas a partir do 24º mês. Também é importante lembrar que no leasing, você não é proprietário real do carro, ao contrário do financiamento comum, onde o veículo fica no seu nome mesmo durante o financiamento.

Financiamento de Automóvel

Os financiamentos para compra de carros novos ou usados são realizados em diferentes bancos privados e públicos, por meio do crédito direto ao consumidor (CDC).  Os valores financiados e as prestações são negociados de acordo com o salário do comprador. Sabemos que existem pessoas que financiam seus carros porque realmente precisam, mas nem sempre essa é a melhor opção. Os juros são muito altos, e mesmo com parcelas fixas o valor costuma ficar bem mais alto que nos consórcios. Além disso, existe a grande burocracia para aprovação de crédito.

De acordo com as novas regras divulgadas pelo Banco Central em Dezembro/2010, para financiar um automóvel, os bancos deverão exigir uma entrada de, pelo menos, 20% para financiamentos de 24 a 36 meses. Acima disso, o valor inicial sobe para 30%. Entre 48 e 60, sobe para 40%. Acima de 60 meses, todos os financiamentos terão restrição, independentemente da entrada. As taxas de juros também subiram. Regra parecida foi adotada para empréstimos consignados acima de 36 meses e para crédito pessoal ou aquisição de bens acima de 24 meses.

Consórcio de Automóvel

O principal atrativo da modalidade é justamente o custo mais baixo na comparação com o financiamento bancário. É a forma mais econômica para você programar a compra do seu carro novo ou usado. Ao adquirir o Consórcio de Automóvel, você passa a fazer parte de um grupo, que tem como objetivo constituir uma poupança para a compra de bens novos ou usados. Todos os participantes do grupo contribuem com a formação da poupança por meio do pagamento de prestações mensais, sem juros.  Na contemplação, o consorciado receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição do bem escolhido. Confira algumas vantagens:

  • Sem Juros, Sem entrada
  • Taxas menores e menos burocracia que o financiamento tradicional
  • Você escolhe o crédito desejado, o prazo e o valor das parcelas que cabem no seu orçamento.
  • Várias opções de planos, para comprar seu carro novo ou usado

Simule um valor e faça uma comparação entre o Consórcio e o Financiamento


Veja mais notícias