O que são carros tunados?

Publicado em: 17/10/2011

O tuning é um termo em inglês para a palavra “otimizar”.  É  usado quando um carro é modificado para ter mais potência, acessórios e acabamentos diferentes dos originais.  Como o da foto ao lado.

O estilo do tuning depende do gosto do dono, mas normalmente os carro tunados ficam com cara de esportivos e têm como principal mudança o motor, já que tendem a ser supervelozes. Rodas, pneus, suspensão e design também são modificados. Outro item sempre muito importante para quem tem um carro modificado é o som. Essa categoria tem até competições próprias.

O campeonato de velocidade Super Turismo Europeu é o mais conhecido do mundo entre as corridas de carros tunados. E essa paixão por velocidade e carros já se transformou em jogos de videogame (Midnight Club 3, as séries Need For Speed e Burnout, por exemplo), e filmes (como a sequencia “Velozes e Furiosos”).

No Brasil, a maior competição com carros tunados é a Stock Car, que acontece há 32 anos. Veja a foto dos carros de alguns dos pilotos mais bem classificados na competição 2011, até agora.

 


Veja mais notícias