O que é e como funciona carta de crédito de carros usados?

Publicado em: 11/04/2018
O que é e como funciona carta de crédito de carros usados?

A compra de carros usados pode ser uma alternativa mais acessível para quem não deseja desembolsar muito dinheiro na hora de trocar de carro ou para quem vai adquirir o primeiro automóvel. Entretanto, para saber se há vantagens ou riscos em fazer essa opção, vale a pena analisar alguns fatores, como lataria, mecânica e quilometragem, além de itens que requerem mais atenção, como pneus, amortecedores, correia dentada e embreagem.

De acordo com pesquisas, a venda de carros usados com 4 a 8 anos rodados subiu 4% em 2017 e o segmento se manteve entre os mais negociados, perdendo somente para os seminovos, com até 3 anos. Entre 50.000 e 60.000 Km rodados, conforme marca e modelo, necessitam geralmente de manutenção, o que pode desencadear no bom ou mau negócio.

Para contribuir com a escolha, entre novos, usados ou seminovos, planejar a compra é fundamental. Sem imediatismo, você pode fazer sempre um bom negócio. Se você está nessa etapa e não sabe ao certo por onde começar, o que acha de fazer um consórcio? É um meio interessante para quem não tem pressa ou ainda não sabe qual adquirir. Com a carta de crédito de carros usados do consórcio, você passa a ter o poder de compra e a segurança de um ótimo negócio.

Economia consórcio

É importante ressaltar que a administradora de consórcios precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios no Brasil.

Entenda o que é carta de crédito de carros usados?

No consórcio, a contemplação pode ocorrer por meio de sorteio ou oferta de lance; de acordo com o contrato de adesão. Uma vez contemplado, o consorciado poderá adquirir o bem no fornecedor de sua livre escolha, ou seja, comprar com a carta de crédito de carros usados, o modelo com a versão e cor mais desejada.

O sorteio é a forma mais comum de contemplação. Entretanto, se a necessidade aumentar ou apareceu um dinheiro para investir, ofertar um lance é uma maneira de aumentar as chances de contemplação. Não é uma opção interessante para adquirir o seu carro? Confira outras vantagens exclusivas na sequência.

Como funciona o consórcio de carros usados?

Independentemente da escolha do bem, o sistema de consórcios segue os mesmos princípios, mas pode variar em planos e opções de créditos de acordo com as diretrizes de cada administradora.

De acordo com o Banco Central, o consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus participantes, de forma isonômica, a aquisição de bens por meio de autofinanciamento.

Portanto, não há empréstimo de dinheiro; como acontece nos financiamentos. O consórcio não tem juros. Há o fundo reserva para proteger o funcionamento do grupo e a taxa de administração, que diluída no plano e bem menor que as taxas de um financiamento, não sobrecarrega o orçamento. Trata-se de um valor para compensar a prestação de serviços por parte da administradora. Já no financiamento, além dos juros, também existem outras taxas. Portanto, é importante se atentar para esses fatores, uma vez que podem atrapalhar todo um orçamento. Consulte as regras da sua administradora de consórcios!

Como adquirir cota para ser contemplado com carta de crédito de carros usados?

No Consórcio de Automóveis é possível simular a compra de um consórcio online para adquirir a carta de crédito de carros usados. É simples e fácil. Dessa forma, além de conhecer os planos mais atraentes de acordo com o seu objetivo de compra, você também pode prever as parcelas mensais. Confira o passo a passo:

- Acesse o portal Consórcio de Automóveis (https://www.consorciodeautomoveis.com.br) para simular a compra do seu consórcio de carro usado. Além da ferramenta de simulação de consórcios, você poderá conhecer vantagens e esclarecer todo tipo de dúvida;
- Ao identificar o simulador, escolha o plano por crédito ou parcela para analisar de maneira objetiva, todas as alternativas;
- É só selecionar o valor de crédito referente ao bem que deseja comprar e pronto! É só preencher os campos em branco e conferir todos os planos disponíveis para programar a sua compra.

Mais do que facilidade e economia, o consórcio é flexível desde a escolha dos planos à compra do automóvel desejado com a carta de crédito de carros usados. Confira mais vantagens e faça uma ou mais simulações de compra para encontrar a melhor alternativa.
 
Fonte: Oficina do G1 / ABAC / Banco Central

Veja mais notícias