Número de clientes de consórcio aumentou 6,5% em 2010

Publicado em: 01/12/2010

A procura pelo sistema de consórcios para aquisição de bens vem aumentando no Brasil. Muitos consumidores têm optado por ele de olho em algumas vantagens, como ausência de juros e de entrada. O compromisso acaba se resumindo ao pagamento das parcelas, correspondentes ao valor integral do bem desejado.

O número de participantes de consórcios no Brasil até setembro de 2010, chegou aos 3,95 milhões, sendo 5,9% a mais que os 3,95 milhões em setembro de 2009. O volume de negócios nos nove primeiros meses deste ano foi de R$45 Bilhões e os empregos gerados nesse nicho somam mais de 50 mil.

Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – Abac. A instituição atribui o crescimento a  fatores como a maior consciência do brasileiro em relação a planejamento financeiro e poupança programada.

No segmento de automóveis em geral, as altas são de 6,5% no número de consorciados, passando de 3,9 milhões em setembro de 2009 para 3,29 milhões em setembro de 2010. De janeiro a setembro desse ano, as vendas de novas cotas atingiram 1,31 milhão contra 1,23 milhão no ano passado, representando um aumento de 6,5%.

Outro fator que explica esses dados é a elevação de 30% de brasileiros da classes D para a classes C, que provocou um aumento substancial das categorias de produtos consumidos.

Além disso, o cenário futuro também se revela animador. Uma pesquisa recente do Ibope apontou que quase 30% dos brasileiros da classe C planejam comprar um carro, novo ou usado, no início do próximo ano. E 19% planejam comprar a casa própria.


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