Novos compactos chegam ao Brasil até 2015

Publicado em: 26/11/2013

Novos compactos no Brasil

O segmento que mais vende carros no Brasil, o de compactos, está em expansão e anuncia muitas novidades e lançamentos nos próximos dois anos. Alguns deles estarão na categoria de modelos de entrada, prometendo preços bastante acessíveis. Somando compactos populares e versões um pouco mais luxuosas, a participação nas vendas desses automóveis no Brasil é de cerca de 60%, número que pode crescer nos próximos anos, caso o mercado brasileiro siga as tendências globais do setor automotivo.

A demanda mundial por esse tipo de automóvel deve crescer 35% até 2017, para 6,2 milhões de unidades. No mesmo período, a venda global de veículos tem previsão de crescimento de 23%. Neste ano, até outubro, o Brasil sozinho vendeu mais de 1,3 milhão de veículos de pequeno porte, o equivalente a 58% de todos os automóveis comercializados no país.

A fila de novidades será puxada pelo Volkswagen Up!, com previsão de chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2014. Na sequência virão os novos Nissan March e o importado Geely GC2. A expectativa é que esses carros sejam lançados com preços abaixo dos R$ 30 mil.

Em 2015, chegarão os substitutos do Chevrolet Celta, Fiat Mille, Chery QQ e do JAC J3, todos nacionais. A categoria é identificada por modelos cujo tamanho vai de 3,5 metros a 4 metros de comprimento, e que abriga também os subcompactos, aqueles com menos de 3,5 metros. Hoje, esse segmento tem pelo menos 30 modelos à venda no Brasil.

A lista de compactos de maior venda tem Gol, Uno, Palio, Fox e HB20, mas a categoria inclui também modelos mais luxuosos como o Audi A1. O segmento de subcompactos, onde deve se inserir o Up!, tem atualmente os importados Chery QQ, Fiat 500 e JAC J2, ideais para quatro passageiros, e o Smart, para dois.

Além das grandes fabricantes como Volkswagen, Fiat e General Motors, novas fábricas que entram em operação já em 2014 e 2015 vão produzir carros compactos. A japonesa Nissan inaugura no primeiro trimestre do próximo ano a fábrica de Resende (RJ) que começa produzindo a nova versão do March. Em julho, entra em operação a fábrica da chinesa Chery em Jacareí (SP), inicialmente com o hatch Celer e, na sequência, o novo QQ, subcompacto. A Fiat fará o substituto do Mille em Betim (MG), mas só em 2015. O atual sai de linha no fim do ano, em razão das exigências de airbag e ABS a partir de janeiro, mas a marca continuará nesse segmento com o novo Uno.

O Up!, da Volkswagen, será o carro mais barato da marca, com preço abaixo do compacto Gol G5, que hoje parte de R$ 28,3 mil. O Gol G4, uma geração mais antiga, também deixa de ser fabricado no fim do ano.

A General Motors deve definir nas próximas semanas um novo investimento de R$ 2,5 bilhões para a fábrica de São José dos Campos (SP) para desenvolver e produzir novos produtos, o principal deles o substituto do Celta.

Adquira o seu compacto por meio do Consórcio de Automóveis. Faça uma simulação de compra com o valor do carro desejado e conheça os melhores planos!


Veja mais notícias