Novidade: alguns países adotam faixa de pedestres em 3D

Publicado em: 28/09/2017
Foto: Divulgação

Motorista, você respeita a faixa de pedestres? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos cruzamentos sem semáforos, a prioridade de travessia é do pedestre, porém, são raros os condutores que cumprem a regra.

Em algumas regiões do país, como cidades do Sul e em alguns municípios do interior do Sudeste, o cumprimento dessa legislação de trânsito pode até acontecer com mais frequência, fazendo com que esses motoristas se tornem exemplos de algo que deveria ser comum! No entanto, essa atitude está longe de representar a maioria dos condutores brasileiros.

Alguns países como China, Índia, Geórgia e Islândia estão pintando as faixas em três dimensões, a fim de tornar o sinal mais visível, com objetivo de reduzir atropelamentos e aumentar o respeito dos motoristas. A ideia é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos transeuntes. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, em Chengdu, os pedestres notaram que os veículos passaram a parar mais na faixa depois da pintura 3D.

Foto: Divulgação

Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que 22% das mortes no trânsito se referem a pedestres. Um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer se atropelado por um automóvel a menos de 50 km/h, mas quase 60% se atropelado a 80 km/h.

Respeite as leis de trânsito – respeite a faixa de pedestres! 






FONTE: G1

Veja mais notícias