Novas placas de veículos já começam a valer em setembro no Brasil

Publicado em: 12/03/2018
Novas placas de veículos já começam a valer em setembro no Brasil

Muito tem se falado sobre as novas placas de veículos. Desde 2014 a imprensa tem divulgado sobre a obrigatoriedade da troca das placas dos veículos do Mercosul, mas, só agora a medida tem data para começar a valer aqui no Brasil!

O novo modelo de placa segue o padrão estabelecido pelo Mercosul e já foi provado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A partir de 1º de setembro de 2018 todos os Detrans deverão fornecer as novas placas para automóveis zerp km e que passarem por transferência de município ou propriedade, ou, ainda que tiverem as placas substituídas. Para os demais casos, como carros usados, a data limite da mudança de placas será até 31 de dezembro de 2023, quando toda a frota de veículos nacionais deverá estar rodando com a nova identificação.

Economia consórcio

Essa troca terá um custo estimado entre R$ 120 e R$ 200. Vale ressaltar que a identificação alfanumérica mudará para o novo padrão, mas a antiga combinação de letras e números continuará constando no documento do veículo.
 
Visando mais segurança contra falsificações, principalmente na fiscalização das fronteiras, será possível o intercâmbio de informações entre os países já que o sistema que realiza a consulta das placas será unificado. Além disso, o repasse e a consulta de multas aplicadas fora do país de origem do veículo também será facilitado.

FONTE: Quatro Rodas

Veja mais notícias