Multa por velocidade média flagra 7 vezes mais infratores

Publicado em: 11/04/2012

Se for aprovada a mudança proposta pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), reduzir a velocidade na hora de passar por um radar não evitará uma multa para quem anda acima do limite permitido na via.

A CET fez um estudo em junho do ano passado que propõem multar o motorista que levar, entre dois radares, um tempo menor do que seria necessário para percorrer a distância dentro do limite de velocidade estipulado, ou seja, se a velocidade média for maior.

O levantamento da companhia foi realizado nas avenidas Washington Luís, Moreira Guimarães, Rubem Berta e 23 de Maio e flagrou 2.753 carros em velocidade maior do que a permitida. Sem este sistema, multando apenas aqueles que passaram acima da velocidade pelo radar, apenas 337 motoristas foram pegos.

Com a análise foi possível perceber que os carros, em geral, percorrem as rotas estudadas com velocidade média perto dos 50 km/h, enquanto os infratores alcançam quase 90 km/h. Porém, alguns veículos não foram inclusos na análise, pois mudaram a rota no caminho, não passando por dois radares.

A CET acredita que a medida acabaria com as paradas nos pontos de radar, muitas vezes já conhecidos pelos motoristas.


Veja mais notícias