Medo de dirigir: Entenda as causas e aprenda a superá-las

Publicado em: 22/05/2013

 

Nervosismo, desespero e falta do domínio do carro. Estes são apenas algumas características de quem tem medo de dirigir. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina no Trânsito (Abramet), dois milhões de brasileiros sofrem deste mal. Destes, 75% são mulheres.

Há várias maneiras de superar o medo. Ele pode ser solucionado com terapias, aulas práticas de aprimoramento em autoescolas que oferecem o serviço, e até mesmo com exercícios diários de relaxamento feitos em casa. O primeiro passo é o desejo de se livrar do medo.  O restante será trabalhado aos poucos com o tempo.

Para perder a fobia, para quem já dirige, uma das maneiras indicadas por especialistas é treinar a condução do carro em trechos próximos de casa e em horários com pouca movimentação. Quando a pessoa estiver se sentindo segura, pode encarar lugares com mais tráfego, buscando sempre fazer essa transição de maneira gradual até que esteja se sentindo bem o suficiente para lidar com qualquer tipo de situação no trânsito.

O medo de dirigir pode ser mais comum do que parece justamente por conta da falta de treino, já que as aulas práticas exigidas pela legislação de trânsito no momento de tirar a Carteira Nacional de Habilitação são 20. A fobia pode ser superada com alguns exercícios citados acima. Caso tenha ocorrido um trauma ou algum problema maior com a pessoa, o tratamento psicológico é a opção mais indicada.  


Veja mais notícias