Mantenha seu automóvel em bom estado de conservação

Publicado em: 14/01/2015

Mantenha seu automóvel em bom estado de conservação

Mesmo os carros mais novos sofrem depreciação de mercado a cada ano e um dos fatores que pode contribuir para que ele fique ainda mais desvalorizado é a falta de cuidados. Dessa forma, deixá-lo conservado é muito importante para garantir sua valorização, principalmente na hora da venda ou troca.

Abaixo você pode conferir algumas dicas retiradas do site de notícias G1 para manter seu carro conservado, bonito e impecável:

A volta da praia

O sal acelera a oxidação (ferrugem) nas peças que não possuem tratamento anticorrosão. As mais atingidas são peças fundidas com alto teor de carbono, como discos de freio, cilindros de roda, bloco do motor, pinças de freio, entre outras. Por isso, é muito importante que o carro seja bem lavado após a volta da praia.

Sem querosene

Nunca use querosene ao lavar o carro, pois o produto danifica a pintura e as borrachas da suspensão. Água e sabão neutro são suficientes para uma boa limpeza. Quem deixa o carro exposto ao sol e à chuva diariamente, pode encerar a cada três meses.

Conserte os amassadinhos

Pequenos amassados devem ser reparados o mais breve possível. É comum as pessoas acumularem os serviços de funilaria e pintura e, por conta disso, deixarem de lavar seus carros. De repente, elas percebem que terão que pintar todo o carro: isso porque muitas vezes a ferrugem toma conta do local amassado, deixando uma impressão pior ainda.

Evite manchas

Deixe seu carro longe de goteira de cimento, óleo de freio, fezes de pássaros, gasolina, entre outros. Se seu carro possui manchas provocadas por alguns destes produtos é melhor levá-lo a uma oficina especializada para tentar removê-las. Soluções caseiras utilizando materiais inadequados podem piorar o problema.

Cuidado com máquinas de asfalto e demarcação

Respingos de asfalto podem ser removidos da pintura com óleo para bebês. Já respingos de tinta demarcatória de asfalto (como faixas de pedestres) devem ser tirados apenas em oficina especializada.

Carro repintado requer mais cuidado

Carros com pintura sólida que já foram repintados necessitam de mais cuidado, pois a maioria das oficinas de funilaria e pintura utiliza o PU (poliuretano) no lugar do Poliéster (utilizado pelas montadoras). Como o PU não exige a aplicação da camada de verniz, a pintura fica mais vulnerável a manchas.

Atenção no lava-rápido

Todo carro deve ser lavado na sombra, começando pelo teto. No entanto, é comum encontrarmos lavadores que começam por baixo - a parte que geralmente possui terra respingada das rodas. Se o lavador encher a bucha de terra, provavelmente vai riscar a lataria. Este fato é muito observado em carros pretos: as marcas de movimentos circulares ficam bem evidenciadas.

Capas nem sempre protegem

Capas plásticas não combinam com umidade nem poeira. Para cobrir um carro é necessário que o material esteja totalmente limpo e seco. Dê preferência para capas forradas por dentro e com grande ventilação.

Polimento sem exagero

Polimentos, cristalizações, espelhamento e revitalizações são bem-vindos, porém com moderação. Geralmente esses serviços são indicados para pinturas manchadas, queimadas de sol. Para veículos novos e seminovos, sem manchas, a melhor opção é o enceramento.

 


Veja mais notícias